Serra vai investir 390 milhões em obras

Do valor total previsto, as maiores fatias serão para as áreas de Educação (R$427.554.176), Saúde (R$242.435.768) e Obras (R$300.861.932)

Serra vai investir 390 milhões em obras

Texto: Samantha Dias

A Serra vai investir R$ 390 milhões em obras no município no ano que vem. O valor está previsto no orçamento municipal, cujo valor total é de R$ 1.512.287.614, 35% a mais do que está sendo executado em 2018.

"Vamos investir em novas e importantes obras para o município, além de garantir a continuidade de muitas outras. Entre os projetos estão a continuidade das obras do Hospital Materno Infantil e da Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia; drenagem e pavimentação em diversos bairros; rotatória de Maringá, Arena Riviera, plano de saneamento básico, rotatória do Dório Silva, plano de mobilidade urbana, modernização de gestão tributária, entre outros", disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Os valores orçamentários destinados a investimentos para todas as áreas somam R$485 milhões (incluindo obras, equipamentos e encargos gerais do município), somando os recursos próprios e os vinculados, resultados de repasses e empréstimos. Desse total, somente para obras são R$389.266.959. Para custeio o orçamento é de R$455 milhões; e para pessoal, R$570 milhões,

Do valor total previsto no orçamento, as maiores fatias serão para as áreas de Educação (R$427.554.176), Saúde (R$242.435.768) e Obras (R$300.861.932). “A prefeitura investe mais nas áreas de educação e saúde do que é exigido constitucionalmente. Nosso percentual obrigatório para Educação é de 25% e vamos investir, em 2019, 30%. Já na saúde, nosso índice obrigatório é de 15% e vamos investir 20%”, disse o prefeito Audifax Barcelos.

A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, também ressaltou que os valores dessas pastas para 2019 são maiores dos que estão sendo executados neste ano.

Reajuste

A peça orçamentária também prevê reajuste salarial para servidores ativos e inativos. O prefeito Audifax Barcelos autorizou a inclusão no orçamento de reajuste salarial para todos os servidores. O índice será definido no ano que vem, de acordo com a data base, mas estão sendo reservados R$ 20 milhões do orçamento para esse aumento.

O orçamento consolidado, incluindo os repasses ao Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) e Câmara dos Vereadores, é de R$ 1.703.393.778.

O projeto da Lei Orçamentária Anual, que prevê as receitas e define as despesas para o ano de 2019, já foi enviado à Câmara dos Vereadores, para análise, possíveis alterações, e transformação em lei. De acordo com Lauriete Caneva, a previsão é que a proposta seja aprovada até o final deste ano, seguindo os prazos legais.

“Temos um orçamento bem planejado, realista, responsável e corente com a proposta de gestão do prefeito Audifax, de desenvolvimento humano e sustentável do município, atenção especial às áreas sociais prioritárias e valorização do funcionalismo”, completou Lauriete.