Origraffes: 25 anos de grafite, conheça a história do Alecs

Origraffes: 25 anos de grafite, conheça a história do Alecs

Origraffes: 25 anos de grafite, conheça a história do Alecs


Texto: por Rafael Ferraz

Antes de dar entrevista sobre a sua trajetória de vida, o grafiteiro Alecsandro Lacerda da Silva, hoje com 42 anos, pediu um tempo para ir até a sua casa buscar as melhores amigas dele, as latas de tintas.

Alecsandro é conhecido no Espírito Santo como Alecs, que se pronuncia como Alex. Ele começou a grafitar os primeiros traços de seu currículo artístico em 1992, quando dançava break dance em um parque do Estado. Durante a entrevista, esboçava orgulho ao falar sobre a longa trajetória de 27 anos, que há tempos começou a se destacar no cenário capixaba.

Em uma das frases ditas por ele, afirmou que não imaginava que o grafite e a dança poderiam ser o real significado de felicidade pessoal. Ao comentar sobre como é ser um espelho para os que desejam iniciar uma carreira no grafite, antes de responder, respirou fundo, com um ar de grande responsabilidade. Ao abrir a boca, Alecs afirmou que no início é difícil como todas as outras profissões, mas que o caminho é de grande aprendizado profissional e pessoal. ?Não é fácil ser artista. Por isso, é preciso determinação? completa.

Atualmente, Alecs mora na cidade da Serra e desenvolve aulas de grafite nas escolas e centros culturais pelos municípios da Grande Vitória. Além disso, ele realiza oficinas culturais de break dance, uma dança que muita gente não se arrisca tentar, pela dificuldade de realizar os movimentos.

Nesta sexta-feira (20) começa o festival Origraffes, que será realizado na pracinha de Feu Rosa, na Serra. Alecs é um dos muitos artistas que estarão expressando a sua arte através das coloridas tintas, que dão vida aos desenhos. O evento, que acontece desde 2016, tem principal eixo temático o grafite, mas envolve os demais elementos da cultura hip-hop.

Para ver a arte do Alecs e de outros 100 artistas, é só comparecer ao evento, que é gratuito. Abaixo, você confere a programação completa:

Sexta-feira (20/07)

9H ? Credenciamento dos artistas e distribuição dos kits

Início do GRAFITE

11H ? Inscrição para batalha de break

14H - Continua GRAFITE

17H ? Início da batalha de break ? DJ Jota

18H ? Término da batalha de break ? DJ Jack

18H ? Inscrição para batalha de MC?s

19H- Apresentação musical do grupo LARGANDO VERSOS

20H ? Retorno da batalha de MC?s

20H30 ? Apresentação musical GRUPO ANOMIA

21H ? Retorno da batalha de MC?s

 

Sábado (21/07)

10H ? Apresentação trupe circense ACADEMIA DE SONHOS E BANDA FANFARRA, oficina RECRIARTE (mandala, mosaico, pintura de rosto, cata-vento, reciclagem de material pet/artesanato infantil)

Início do GRAFITE

14H ? Continua GRAFITE

15H- Oficina e apresentação teatral ACADEMIA DE SONHOS

16H ? Apresentação circense MANDRAKEON

17H ? Início das semifinais e finais das batalha de break

18H ? Término das batalhas de break/ Discotecagem DJ Jota

19H ? Apresentação musical grupo SUSPEITOS NA MIRA

21H ? Retorno da batalha de MC?Ss

22H ? Apresentação THIAGO ELNIÑO (atração nacional)

22H30 ? Retorno da batalha de MC?s (final)

 

Domingo (22/07)

10H ? Início GRAFITE

14H ? Continua GRAFITE

15H ? Apresentação de dança/break