Pacientes da saúde mental expõem trabalhos na Assembleia Legislativa

Pacientes da saúde mental expõem trabalhos na Assembleia Legislativa

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Os trabalhos das equipes de saúde mental da Serra estão em exposição até o dia 11 de outubro, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no Salão Marien Calixte. O nome do mostra é “Juntando Pedaços e Construindo Histórias”.

A iniciativa é uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro. Os trabalhos são oriundos de oficinas de arte desenvolvidas no CAPSs Mestre Álvaro, no CAPS Infantojuvenil e na Unidade Regional de Jacaraípe.

A motivação para a exposição surgiu após visita do grupo à exposição “Luxo do Lixo” de Bispo do Rosário e Ercilia, no Sesc Glória, e dos trabalhos já desenvolvidos pelos pacientes com base em recicláveis.  São trabalhos coletivos com reaproveitamento de materiais e pinturas individuais em composição coletiva.

As oficinas de arte desenvolvidas nos CAPs e com os grupos de saúde mental das Unidades Regionais são espaços terapêuticos de trocas e criação, que fortalecem vínculos entre os usuários e os profissionais, estimulando a adesão ao tratamento e dando novo sentido à vida.