Especialista fala sobre sustentabilidade e cidade inteligente na Serra

A ideia central da palestra, segundo Xavier, foi apresentar estratégias e caminhos práticos para implementar um modelo de desenvolvimento urbano sustentável

Especialista fala sobre sustentabilidade e cidade inteligente na Serra


Texto: Dayane Freitas - Foto: Jansen Lube

Um auditório cheio acompanhou, na última terça-feira (23), a palestra do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, com o tema “Serra Cidade Sustentável”. A atividade é parte da construção do planejamento estratégico da Serra, que tem como foco ser “inteligente, humana e sustentável”.

Aproximadamente 160 pessoas, entre representantes de conselhos municipais e da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fames), lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais, servidores e população, compareceram ao evento na Câmara Municipal, que foi gratuito.

A ideia central da palestra, segundo Xavier, foi apresentar estratégias e caminhos práticos para implementar um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Alguns exemplos de ações práticas envolvem a ampliação dos serviços eletrônicos.

Na Serra, por exemplo, faz parte das propostas do planejamento a valorização do governo eletrônico e a ampliação do sistema de gestão de saúde pública, segundo a secretária de Planejamento Estratégico, Patrícia Lempê.

 

Saiba mais

Sérgio Xavier é desenvolvedor de projetos inovadores de Economia Verde e ativista por um desenvolvimento sustentável. É formado em Comunicação Social e em Engenharia Eletrônica, e é empreendedor de inovação tecnológica no Porto Digital, em Recife. Atualmente, licenciado das atividades empresariais, é secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas).

Entre outras inovações, articulou a implantação do primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil (Recife – 2013, com Porto Digital e Serttel) e o primeiro APP de compartilhamento de veículos públicos (Semas e Serttel – 2016).