Plantio de hortaliças em Barcelona é adiado

O adiamento é devido às chuvas. Uma nova data ainda será definida

Plantio de hortaliças em Barcelona é adiado

Texto: Márcio Scheppa
Fotos: Divulgação/PMS

Por conta das chuvas, o preparo dos canteiros e plantio de mudas de hortaliças que estava agendado para a manhã deste sábado (27), em Barcelona, foi cancelado. Uma nova data ainda será definida e divulgada no portal de internet e demais canais oficiais de comunicação da Prefeitura da Serra.

A horta ocupará uma área pública localizada na esquina entre a Avenida Região Sul e a Rua Laguna, onde antes era um ponto viciado em descarte irregular de resíduos. “A Secretaria de Serviços da Prefeitura da Serra retirou 30 caçambas de resíduos do local. Em uma parceria com a empresa Emec, foi feito o cercamento e sinalização de toda a área”, explica a secretária de Meio Ambiente Andreia Carvalho.

Participação

As técnicas de cultivo serão repassadas pela Secretaria de Agricultura do município e a Associação de Moradores ficará responsável pela gestão da horta comunitária. “A Associação terá a responsabilidade de organizar um grupo de voluntários para cuidar da horta, depois que ela estiver montada. A ideia é que a produção seja doada para instituições sociais sem fins lucrativos, instituições de ensino públicas e para os próprios moradores do bairro”, acrescenta.

A previsão é de que a próxima horta comunitária seja feita no bairro Vila Nova de Colares.

Saiba mais

O Projeto Hortas Comunitárias tem o lema “Germinar: Promover vidas e gerar oportunidades” e visa transformar espaços de descarte irregular de resíduos sólidos em ambientes sadios, gerando complementação nas condições de alimentação, renda e qualidade de vida.

A iniciativa é um dos eixos do programa Plantar Serra, lançado em março de 2015 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os referidos espaços serão constituídos em áreas públicas, previamente identificadas e destinadas pela municipalidade para esta finalidade. E deverão atender aos seguintes critérios:

- Apresentar terreno regular, com boa acessibilidade, não acidentado, livre de alagamentos, arejado e ensolarado;

- Estar inserido em uma comunidade que demonstre interesse pelo cultivo, manutenção das hortas comunitárias e adesão ao projeto.