Prefeitura e Polícia Militar planejam ações conjuntas de fiscalização de trânsito

As ações terão como foco as motocicletas e pretendem tanto observar questões relativas à legislação de trânsito quanto realizar abordagens a suspeitos de cometer delitos

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), planejam uma série de operações conjuntas de fiscalização de trânsito no município. No primeiro momento, as ações terão como foco as motocicletas e pretendem tanto observar questões relativas à legislação de trânsito quanto realizar abordagens a suspeitos de cometer delitos.

Os primeiros detalhes da operação foram definidos nesta segunda-feira (25), em uma reunião na Secretaria de Defesa Social (Sedes), que contou com participação do secretário Jailson Miranda, do tenente Freire, do (BPTran), do Diretor de Operações de Trânsito, Marcos Viana, e do Diretor da Guarda Civil Municipal, Antônio Pereira Filho.

A atuação da PM com a Guarda Municipal de Trânsito amplia o leque de infrações que poderão ser observadas nas operações, pois muitas são de competência da fiscalização municipal e outras são de responsabilidade do BPTran.

Segundo o secretário Jailson Miranda, as operações de fiscalização a motocicletas contribuem para a preservação de vidas, por incentivar uma direção mais consciente, e também para a promoção de ambientes seguros, pois muitos infratores utilizam motocicletas para cometer assaltos.

Além disso, fortalece a integração entre o município e a Polícia Militar. “A parceria entre a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, do 6º Batalhão e da 14ª Companhia Independente, com as Guardas Civil Municipal e Guarda de Trânsito tem sido uma constante no município da Serra. As operações de trânsito vêm se juntar a esta parceria e torná-la ainda mais produtiva”, lembra Miranda.

O próximo passo do planejamento da operação será uma reunião de trabalho para definir o efetivo de cada corporação envolvida e aspectos práticos como dias de ações, locais, horário e tempo de duração das operações.