Prefeitura elabora Projeto para reduzir conta de energia

Mais de 15 mil famílias serão beneficiadas, caso haja aprovação

Prefeitura elabora Projeto para reduzir conta de energia


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra enviou Projeto de Lei à Câmara nesta quarta-feira (12) para garantir a isenção da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), mais conhecida como taxa de iluminação pública. Caso seja aprovado, o Projeto vai beneficiar cerca de 15 mil famílias que consomem até 50 Kilowatt-hora, segundo o secretário da Fazenda, Pedro Firme.

Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, esta é uma forma de garantir a manutenção e melhoria da rede elétrica municipal e, ao mesmo tempo, beneficiar as famílias que não têm condições de arcar com o pagamento da taxa.   

O município, que tem 55 mil luminárias e 547 km² de extensão territorial, possui a maior rede do Espírito Santo, o que eleva os gastos com manutenção e os investimentos em ampliação. Somente em 2018, por exemplo, a Prefeitura investiu o total de R$ 58 milhões em iluminação pública.

Modernização

O programa de modernização do sistema de iluminação da Serra, realizado pela Secretaria de Serviços (Sese), já atingiu 100% dos bairros. O programa consiste na troca das lâmpadas de luz amarela (vapor de sódio) por lâmpadas de luz branca (vapor metálico), o que garante mais luminosidade e, consequentemente, mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores.

Na prática, a troca das lâmpadas torna os bairros mais claros, já que a luz branca garante melhor reprodução de cor. Para Audifax, investir em iluminação pública é investir também em segurança. “Bairros mais iluminados contribuem para a redução dos índices de violência".