Prefeitura está de prontidão após alerta de tempestade

Prefeitura está de prontidão após alerta de tempestade

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O alerta de que um ciclone se aproxima da costa do Espírito Santo colocou a Prefeitura da Serra de prontidão. Nesta sexta-feira (22) o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, se reuniu com o diretor da Defesa Civil, Antonio Carlos Coutinho, e secretários de Educação, Obras, Serviços e representantes das secretarias de Saúde e de Assistência Social para informar a respeito do alerta e do Plano de Contingência a ser executado caso a tempestade se concretize.

Elaborado pela Defesa Civil, o Plano de Contingência é um documento que detalha o papel de cada secretaria nos casos de desastres climáticos. O plano contém todas as medidas previstas nessas situações, desde a retirada de escombros até o atendimento social às vítimas.

“O alerta nos colocou em ‘nível de observação’, que prevê justamente o que estamos fazendo neste momento, que é a revisão do Plano de Contingência. Caso o alerta passe para o ‘nível de atenção’, iremos rapidamente colocar em prática as ações previstas no plano”, explica o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues.

Para os casos de emergência, a Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Pode ser acionada pelos telefones 3338-1756, 199 (plantão 24 horas) e 99938-9500 (plantão 24 horas).

A Defesa Civil recomenda que os moradores da Serra observem algumas dicas durante as chuvas fortes, a fim de prevenir ou minimizar estragos que possam ser provocados pelas tempestades.

Durante as chuvas:

- Saia imediatamente e acione a Defesa Civil caso apareçam trincas na residência.

- Se possível, proteja móveis e mantimentos deixando-os em posição elevada.

- Proteja os documentos pessoais e remédios com sacos plásticos.

- Caso comece a entrar água na residência, desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos nas tomadas.

- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

- Evite ao máximo o contato com a água da inundação, pois há o risco de contágio com doenças como leptospirose e hepatite.

- Além do risco de doenças, andar em locais alagados pode provocar acidentes graves devido a buracos ou pontos eletrificados que possam estar escondidos. Há também o risco da pessoa ser arrastada pela correnteza.

- Caso esteja dirigindo, fique atento à altura da água. Evite passar por locais onde o nível é superior à metade da altura da roda.

- Se possível, evite dirigir por locais onde normalmente alagam. Vale a pena gastar um pouco mais de combustível em um trajeto mais longo para não correr o risco de provocar avarias sérias ou até mesmo perder o veículo.

- Caso seja inevitável entrar na água, mantenha velocidade baixa, constante e evitando ao máximo trocar de marcha enquanto se encontrar no trecho alagado.

- Se o carro morrer no trecho alagado, não tente dar a partida novamente, pois poderá provocar danos maiores.

- Caso tenha estacionado em um lugar que ficou alagado, chegando a cobrir o motor, não tente ligar o veículo quando a água baixar. Chame um guincho e leve o veículo à oficina.