Prefeitura fecha parceria para recolher latas da Farmácia Cidadã

A medida envolve uma questão de conscientização ambiental, estimula a reciclagem e ainda gera renda para as associações de catadores

Prefeitura fecha parceria para recolher latas da Farmácia Cidadã

Texto: Sinval Paulino - Foto: Amanda Amaral

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços (Sese), iniciou neste mês um trabalho de parceria com a Farmácia Cidadã Estadual da Serra para recolhimento e aproveitamento das latas vazias de fórmulas nutricionais e de dietas, como leite para crianças com restrição alimentar. Estas latas, que antes eram jogadas fora, agora podem ser devolvidas pelos usuários e são depositadas em um local para coleta seletiva e, depois, são encaminhadas para os catadores de materiais recicláveis. Todos os meses, são retiradas 4.650 latas da Farmácia Cidadão Estadual da Serra, de acordo com a coordenação da Farmácia.

“Isso beneficia toda a sociedade, já que envolve uma questão de conscientização ambiental, estimula a reciclagem e ainda gera renda para as associações de catadores”, resumiu a engenheira ambiental e chefe da Divisão de Educação Sanitária, Lorena Miossi Alves Cabral, ao explicar os resultados da parceria.

A ideia é simples: quando o usuário da Farmácia Cidadã volta para pegar uma nova lata para sua dieta, traz a lata antiga. Os funcionários da Farmácia Cidadã foram treinados pela equipe da Divisão de Educação Sanitária para sensibilizar os usuários sobre a importância desta ação e para depositarem o material no Local de Entrega Voluntária (LEV), e o serviço já está funcionando desde o começo deste mês.

Segundo ela, além deste trabalho especial de destinação ambientalmente adequada das latas fornecidas para os usuários da Farmácia Cidadã, O LEV instalado no pátio do Pró-Cidadão também recebe outros materiais recicláveis, que podem ser depositados por qualquer pessoa que estiver passando pelo local.

A coleta seletiva na Serra é organizada com base no modelo de entrega voluntária: o próprio gerador se desloca até um Local de Entrega Voluntária (LEV) e deposita o material reciclável (papel, plástico, metal e vidro), que é repassado para as associações de catadores. A Prefeitura da Serra conta com 111 LEV's, sendo 24 localizados em logradouros públicos, 2 em prédios públicos e 85 nas unidades de ensino da rede municipal.