Prefeitura inaugura novo Cras em Vila Nova de Colares

Texto: por Eduardo Candeias

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), inaugura nesta quinta-feira (21), às 19h, a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vila Nova de Colares. A nova sede tem capacidade para atender, aproximadamente, 6 mil famílias e vai oferecer um espaço físico amplo com acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. O novo espaço conta com auditório, sala para atividades coletivas e individuas e uma área aberta para ações em grupo.

O Cras de Vila Nova de Colares, situado na Rua Pamplona, próximo à EMEF Professora Valéria Maria Miranda, vai oferecer uma média de 550 atendimentos por mês, para os moradores referenciados nos bairros Alterozas, Feu Rosa, Manguinhos, Nova Zelândia, Ourimar e Vila Nova de Colares. A expectativa é que cerca de 9 mil munícipes sejam beneficiados com os serviços disponíveis na nova unidade.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Serra, Fernanda Dias, o Cras é o equipamento mais importante dentro dos bairros para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. ?Com esse novo espaço vamos garantir uma oferta mais qualificada dos serviços prestados pela Assistência Social?, afirma.

Serviços

O Cras de Vila Nova de Colares conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família e prevenir a ruptura de seus vínculos.

Além disso, também acontecem dentro do Cras os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atendem crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos, em parceria com a Associação PC Net, Centro Social São José de Calazans e Projetos Kairos (Rede AICA) e um SCFV que atende adolescentes com idade entre 13 e 17 anos (Projeto Adolescentes em Ação ? Rede AICA).

No Cras o público de 14 a 59 anos também pode se cadastrar e participar das oficinas e palestras do SCFV para jovens e adultos e do Programa Acessuas-Trabalho que tem o objetivo de promover o acesso a oportunidades trabalho. Os munícipes cadastrados são encaminhados para os cursos de formação e qualificação profissional, que possuem vagas prioritárias para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

Inauguração do Cras em Vila Nova de Colares
Local: Rua Pamplona, s/nº (próximo à EMEF Profª Valéria Maria Miranda)
Data: Hoje, 21 de junho