Prefeitura lança choque de ordem para limpar bairros em mutirões

Prefeitura lança choque de ordem para limpar bairros em mutirões

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

Com um exército de 200 homens, a Secretaria de Serviços (Sese) decidiu abrir guerra contra a sujeira e a desorganização nos bairros da Serra, atuando em regime de mutirão para realizar todos os serviços de uma só vez. Trata-se da campanha “Bairro limpo é bairro lindo”, que começou nesta semana em seis regiões do município e vai ser realizada a cada 15 dias, abrangendo toda a cidade.

O primeiro mutirão começou nesta quarta-feira (19) e vai até sexta (21), das 8 às 17 horas, nos bairros São Marcos I, II e III, Nossa Senhora da Conceição (Areinha), Colina da Serra e Jardim da Serra. O primeiro passo foi uma reunião com os moradores, para falar sobre os trabalhos e a necessidade de manter o local limpo, além de destacar a importância da comunidade no processo.

Em seguida, começaram os trabalhos que envolvem serviços de capina, limpeza das avenidas, praças e jardins, limpeza dos postos de saúde, poda de árvores, recolhimento de entulho e de podas, limpeza de esgoto, desobstrução da rede pluvial com caminhão de alta pressão, tapa-buracos e substituição de lâmpadas queimadas.

O secretário de Serviços, Guto Lorenzoni, disse que o critério para escolha dos bairros é a necessidade dos serviços, os aspectos geográficos (bairros vizinhos participam em conjunto), a área de influência e a estratégia de organizar a cidade “de ponta a ponta”. O mutirão leva em conta, também, a necessidade de manter os serviços nos demais bairros, por isso é feita uma programação que leve em conta toda a cidade.

“O efeito é imediato: a população se envolve, participa, dá dicas e se mostra agradecida pelo serviço. Muitas pessoas nos abordam para elogiar a ação do prefeito Audifax Barcelos e para falar da importância de a prefeitura estar presente nos bairros”, disse o secretário de Serviços, que acompanhou os trabalhos nesta quarta-feira.

Os serviços oferecidos pela Sese são executados por 200 homens, que usam 35 máquinas roçadeiras, quatro motosserras, dois motocultores (equipamento de capina motorizado), três motoaparadoras, um cesto aéreo para poda, um picador de galho, duas pás carregadeiras, duas retroescavadeiras, três carretas, 11 caçambas, um caminhão de alta pressão, uma minipá carregadeira e uma capineira mecânica.

“São equipamentos da Secretaria de Serviços que são colocados à disposição da população para, sem prejuízo dos demais trabalhos, realizar este choque de ordem nas comunidades”, disse Guto Lorenzoni, acrescentando que já estão sendo estudados os bairros que participarão do próximo mutirão, dentro de 15 dias.

Segundo ele, a organização do mutirão leva em conta a concentração de serviços nestes bairros na quarta, quinta e sexta. Na segunda e na terça, os serviços são feitos normalmente em outros bairros, de maneira que, durante o mutirão, não haja paralisação dos serviços nas outras comunidades, de acordo com a necessidade.