Prefeitura realiza curso de mediação de conflitos para agentes de segurança pública

Agentes de segurança pública passarão por uma capacitação para aprenderem a proceder em situações como racismo institucional, intolerância religiosa e xenofobia

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Bruno Leão

Na próxima quarta-feira (14), agentes de segurança pública passarão por uma capacitação para aprenderem a proceder em situações como racismo institucional, intolerância religiosa e xenofobia.

Promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social (Sedes) e o Ministério dos Direitos Humanos, o Curso de Mediação Social de Conflitos vai capacitar 120 profissionais das guardas Civil Municipal e de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, convidados das guardas municipais de Vitória e Vila Velha e técnicos das Sedes, bem como alunos do curso de formação da 2ª Turma da Guarda Municipal da Serra.

Durante o curso, realizado das 8 às 17 horas no Ifes da Serra, serão trabalhados temas como: Estado e Sociedade; Famílias no século XXI; Prevenção de Conflitos Comunitários com recorte racial; Violência Doméstica com recorte racial; Prevenção de Homicídio; Crime Contra o Patrimônio; Crime Contra a Vida; Crime Contra a Família; Crime Contra a Paz Pública; Importância da Mediação Social; Técnicas de Abordagens; Figura do Mediador; Mediação de Conflitos e a Lei; Mediador de Bullying nas Instituições de Ensino; e Mediador Pacificador Social e sua legislação.

Esta é a segunda vez que o curso é oferecido na Serra. Em julho deste ano, foram capacitadas 150 pessoas, entre servidores públicos e membros de movimentos populares. Mais de 6.000 agentes públicos e integrantes da sociedade civil já foram certificados em todo o Brasil.