Prefeitura vai doar terreno e projeto para ampliação do Cetas

Visando aumentar a capacidade do local, a Prefeitura da Serra vai doar um terreno e projeto conceitual estrutural para a ampliação do Cetas.

Prefeitura vai doar terreno e projeto para ampliação do Cetas

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

A Serra tem um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que pertence ao Ibama. Localizado em Barcelona, o local recebe diversos animais silvestres, principalmente pássaros, que são encaminhados pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma).

Esses animais chegam ao Cetas por meio de ações fiscais, entrega espontâneas ou quando são resgatados pela Semma feridos.

O superintendente do Ibama, Guilherme Gomes de Souza, explica que a Serra é o município que mais envia animais ao local. "A Serra é uma das maiores colaboradoras com o nosso trabalho na fiscalização e apreensão de animais silvestres", disse.

Neste ano, de janeiro a agosto, o Cetas recebeu 958 animais, dos quais 88 foram enviados pela Prefeitura da Serra. Os principais grupos são Passeriformes (passarinhos), Psittaciformes (papagaios e periquitos) e Falconiformes (corujas, gaviões, falcões).

"O nosso objetivo é fortalecer a política ambiental, pois o tema central da administração é focado na sustentabilidade, e neste sentido vamos sensibilizando a sociedade sobre o tema meio ambiente", pontou o secretário-adjunto da Semma, Ronaldo Freire Andrade.