Prefeitura vai entregar escrituras de graça em Bicanga

Texto: por Dayane Freitas

A prefeitura da Serra, por meio do projeto Serra, Meu Lar, da Secretaria de Habitação, faz mais uma entrega de escrituras gratuitas. Desta vez, 109 famílias de Bicanga vão receber o documento de posse dos imóveis.

A entrega será feita na próxima terça-feira (24), às 10 horas, no bairro, na área do conjunto habitacional Bicanga, próximo às casas populares.

A secretária de Habitação da Serra, Áurea Almeida, explicou que as famílias foram reassentadas no local, após saírem de uma área de risco em Novo Horizonte, e destacou a importância do projeto. ?A entrega do título traz segurança jurídica. Muitas pessoas, às vezes, não conseguem ter acesso por falta de recursos financeiros. Por meio do projeto, a prefeitura dá toda a atenção e orientação de forma gratuita. O documento é entregue pronto?, destacou Áurea.

Toda a documentação de um imóvel ? incluindo a escritura, o registro do imóvel e o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) ? pode custar em torno de R$ 8 mil, dependendo do valor do bem, mas com o projeto as famílias mais carentes conseguem obter a posse de forma gratuita.

Serra, meu lar

Mais de 1.200 famílias de Parque das Gaivotas já estão com os terrenos regularizados pelo projeto de regularização fundiária Serra, Meu Lar. Destas, 200 já receberam as escrituras dos imóveis. Outros 800 moradores, de áreas consolidadas do município, já receberam o título de propriedade por meio do projeto.

A escritura, além de garantir a posse dos imóveis, pode abrir portas para os moradores. Para um financiamento bancário, por exemplo, é necessário ter o documento.