Primeiro Selo de Inspeção Municipal é entregue a produtor

O selo irá garantir ao produtor o direito de comercializar dentro do município da Serra, saindo da clandestinidade

Primeiro Selo de Inspeção Municipal é entregue a produtor

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Foi entregue nesta terça-feira, dia 25, o primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM) na Sede da APA do Mestre Álvaro.

O primeiro registro (selo) foi entregue ao produtor de laticínios e detentor da marca Delícia’s Caipira, José Pimentel Aldano Neto, e a sua sócia e irmã, Jozi Pimentel, pelos secretários de Agricultura, Erly Vieira, e de Serviços, Guto Lorenzoni.

Jozi contou durante a cerimônia que, devido ao baixo valor recebido com a venda de leite, a família começou a sonhar com uma queijaria. “Queríamos trabalhar na legalidade e encontramos muito incentivo e apoio na equipe da Agricultura da Prefeitura da Serra. É uma satisfação grande receber esse primeiro selo, pois, o nosso objetivo desde o início era oferecer um produto de qualidade para o consumidor”, contou.

Jozi lembrou que as dificuldades do mercado são inúmeras, mas, que agora a família está colhendo os frutos de muito trabalho árduo.

Segundo a Seap, o selo irá garantir ao produtor o direito de comercializar dentro do município da Serra, saindo da clandestinidade. Outra vantagem é que o estabelecimento vai poder vender seus produtos para a merenda escolar da cidade de forma preferencial.

Saiba mais:

O selo será destinado aos seguintes produtos:

– Animais destinados ao abate, assim entendidos os de açougues, seus produtos e subprodutos;
– Pescado e seus derivados;
– Leite e seus derivados;
– Ovo e seus derivados;
– Mel e a cera de abelhas e seus derivados

Qual o custo para conseguir o selo?

A taxa para registro é calculada de acordo com o tamanho do estabelecimento. Mas, o proprietário deve prever outros custos, como, por exemplo, taxa para licenciamento ambiental, análise bacteriológica da água de abastecimento, entre outros, e, caso necessite, reforma na estrutura do estabelecimento e compra de maquinário, dependendo da atividade.

Como conseguir o SIM?

Os interessados podem requerer a regularização de sua atividade preenchendo o formulário de requerimento de registro no SIM, disponível na Secretaria de Agricultura (e também em anexo). Após o preenchimento, deverão anexar ao requerimento cópia do CPF ou do CNPJ e da Carteira de Identidade, abrir processo no Protocolo Geral da Prefeitura da Serra e aguardar visita da equipe de inspeção. Durante o processo de regularização, outros documentos serão solicitados.

O que a população ganha com a implantação desse selo?

Com o registro do estabelecimento, a inspeção irá garantir o direito de comercializar dentro do município de Serra, saindo da clandestinidade. Outra vantagem é que como todos os programas sociais só compram produtos inspecionados, com o SIM o estabelecimento vai poder vender seus produtos para a merenda escolar e também para o comércio municipal, como padarias, mercearias, supermercados, entre outros estabelecimentos.

Outras vantagens da implantação do SIM:

- Garantia de qualidade do produto ofertado;
- Credibilidade junto ao consumidor;
- Produtos com maior valor agregado;
- Busca de novos mercados;
- Alimentos livres de zoonoses e toxinfecções;
- Proteção à saúde dos manipuladores e consumidores;
- Fiscalização dos estabelecimentos;
- Combate ao comércio de produtos clandestinos;
- Correto manejo dos dejetos produzidos no processo;
- Preservação ambiental;