Procon divulga lista das empresas mais processadas em 2018
A lista completa pode ser conferida no anexo
Texto: Samantha Dias
O Procon da Serra divulgou a lista das reclamações fundamentadas do ano de 2018, que significa a lista das empresas que mais receberam processos. É possível ver no levantamento os casos que foram levados à audiência em todo o ano passado, com a descrição do nome da empresa, dos problemas e a situação (se foi atendido ou não atendido).
Veja a lista completa em anexo.
Os segmentos que aparecem em primeiro lugar na lista são telefonia, banco e concessionária de energia. Já o problema mais recorrente foi cobrança indevida. No total, foram 182 reclamações fundamentadas.
A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que as reclamações fundamentadas são os casos em que os consumidores processam as empresas na tentativa de solucionar o problema, resultando em audiências com as partes envolvidas. Esse número reflete apenas parte dos atendimentos no período, já que o total de reclamações no último ano no órgão municipal foi de 10.264.
“Nem toda queixa gera reclamação fundamentada, porque, na maioria das vezes, o problema é solucionado no contato que o Procon faz com a empresa ou quando enviamos a Carta de Informação Preliminar, cobrando a resolução do problema relatado pelo consumidor”, disse Nívia.
Ainda de acordo com ela, outra possibilidade quando essas medidas não surtem efeito ou quando o consumidor não fica satisfeito, é ingressar na justiça.
O consumidor que precisar de ajuda pode procurar o Procon da Serra para registrar as reclamações.
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