Procon fiscaliza valor do diesel nos postos

Procon fiscaliza valor do diesel nos postos

Procon fiscaliza valor do diesel nos postos


Texto: por Samantha Dias

O Procon da Serra está percorrendo, desde a última sexta-feira (8), os postos de combustíveis da cidade para verificar o preço cobrado pelo litro do diesel, após anúncio do Governo Federal de que o valor teria redução de R$ 0,46.

Em cada estabelecimento, a equipe de fiscais dá orientações e realiza autos de constatação, solicitando as notas de compra do combustível nas refinarias e as notas de venda ao consumidor, desde o dia 15 de maio. Também observam os documentos que informam o teste de qualidade do combustível e os valores afixados em cartazes.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que os estabelecimentos têm até dez dias para apresentar as notas, para comparação dos preços. ?Se for verificado que não houve redução, o posto poderá ser multado. Mas o foco da nossa ação é dar orientação?, disse.

Até o momento, pelos valores afixados em cartazes e cobrados nas bombas, de acordo com Nívia, verificou-se redução na maioria dos lugares visitados, e os que ainda não reduziram disseram que não compraram com preço diferenciado, o que será comprovado com as notas.

A fiscalização continua durante a semana e a equipe também observa se outras exigências estão sendo cumpridas, como informação clara e ostensiva de condições de pagamento, se o local possui Código de Defesa do Consumidor, entre outras coisas.