Procon orienta consumidores que tiveram problemas com operadora

Procon orienta consumidores que tiveram problemas com operadora

Procon orienta consumidores que tiveram problemas com operadora


Texto: por Samantha Dias

Nesta quinta-feira (17), clientes da Vivo no Espírito Santo tiveram problemas para fazer ou receber ligação e também para acessar a internet. O Procon da Serra orienta quais ações os consumidores devem tomar para que não fiquem no prejuízo.

De acordo com a Vivo, o problema ? que durou boa parte da manhã e início da tarde ? foi devido ao rompimento de fibra ótica, causada por terceiros.

Independente disso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante, no artigo 20, que os prestadores são responsáveis por oferecer serviços de qualidade e também por qualquer vício ou problema que aconteça. Por isso, o consumidor deverá buscar seus direitos pelo tempo que ficou sem conseguir fazer e receber ligações e acessar a internet, informou o advogado do Procon da Serra, João Teixeira.

?A operadora terá de fazer abatimento do valor na próxima fatura, para as linhas pós-paga, ou ressarcir o crédito para as linhas pré-pago, ambos proporcionais ao tempo que o sistema apresentou problema. Como a pane foi geral e a própria operadora confirmou o rompimento, não deverá ser difícil relatar o problema?, disse João.

A orientação de João é que o consumidor entre em contato com a operadora e anote o número de protocolo de atendimento.

Se o problema não for resolvido, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor pelos telefones 3252-7242/7243. O Procon funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, no horário das 8 as 17 horas.