Programa de exercícios físicos da Serra é selecionado para mostra nacional

O Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) foi selecionado para a 16º mostra Brasil aqui tem SUS

Programa de exercícios físicos da Serra é selecionado para mostra nacional

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Um dos serviços ofertados pela Prefeitura da Serra será apresentado para todo o Brasil. O Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) foi selecionado para a 16ª mostra “Brasil aqui tem SUS”, que acontece de hoje (02) até sexta-feira (05), no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. A premiação acontece na quinta-feira (04).

A 16ª edição da mostra será a maior de toda sua história. Vinte e quatro estados do país realizaram mostras locais de trabalhos bem-sucedidos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) onde foram avaliadas 3.722 experiências de todo o território nacional. Após essas mostras locais, foram inscritas 500 experiências exitosas de todos os estados brasileiros.

A apresentação da Prefeitura da Serra será feita pelo coordenador do Proef, Claudino Rodrigues dos Santos Júnior, com o título “Proef - Programa de Orientação ao Exercício Físico e Nutriconal”. Ele irá explicar como o projeto é desenvolvido, e como alia atividades físicas com alimentação saudável.

O melhor trabalho por região receberá um cheque no valor de R$ 10 mil, o melhor por estado será registrado em vídeo na 4ª temporada dos “Webdocs Brasil, aqui tem SUS” e os outros premiados por tema e sala receberão medalhas e certificados. Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), será selecionado o melhor na categoria Atenção Básica para receber o prêmio “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal”.

A mostra "Brasil, aqui tem SUS" dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar projetos que dão certo e que podem inspirar profissionais de saúde e gestores. O transporte aéreo e a hospedagem ficam por conta do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).

Proef

Criado em 2002, o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. São mais de 4 mil alunos e uma média de 22 mil atendimentos semanais.

Entre suas atividades estão: aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbio (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, entre outros; palestras, seminário de estudos; atendimentos individuais com avaliação física, controle de pressão arterial, glicemia e visita domiciliar; promoção social, visitas técnicas e passeios em grupo.