Projeto beneficia catadores de material reciclável na Serra

As associações de catadores poderão comprar, além do veículo, equipamentos como prensa, trituradores de vidros e materiais para as suas sedes, como computadores, louças, cadeiras e armários

Projeto beneficia catadores  de material reciclável na Serra

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

Com o apoio técnico da Prefeitura da Serra, os catadores de material reciclável do município vão receber recursos da Fundação Banco do Brasil para compra de material para suas associações, equipamentos e veículo para a realização de seus trabalhos.

O convênio para repasse destes recursos – R$ 150 mil – será assinado na sede da Abrasol, em Planalto Serrano, no dia 28 de julho, e beneficia os catadores integrantes da Abrasol (Planalto Serrano), Recuperlixo (Jardim Carapina) e Amarvila (Vila Nova de Colares).

O projeto apresentado à fundação foi preparado pela diretora do Departamento de Economia Solidária e Associativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogéria Gomes Ramos, que deu assessoria técnica para as associações. “Nós apresentamos o projeto, que foi aprovado e agora as associações colhem os frutos”, explicou.

Segundo ela, com o repasse dos recursos provenientes do convênio, as associações de catadores poderão comprar, além do veículo, equipamentos como prensa, trituradores de vidros e materiais para as suas sedes, como computadores, louças, cadeiras e armários.

Galpão

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 19 deste mês o resumo do Termo de Permissão de Uso de um galpão em Vila Nova de Colares, beneficiando os catadores de material recicláveis associados à Amarvila. O local já é utilizado pelos catadores e, com a publicação do termo, o uso fica oficializado, demonstrando que a associação está com todos os documentos regularizados para sua atuação.

O galpão fica na rua Floriano Peixoto, em Vila Nova de Colares, e é utilizado pelos catadores para triagem e venda do material para a indústria de reciclagem. O termo de permissão de uso não estabelece prazo para uso do galpão.

Os trabalhos de coleta seletiva na Serra são organizados com base no modelo de entrega voluntária: o próprio gerador se desloca até um Local de Entrega Voluntária (LEV) e deposita o material reciclável segregado (lixo seco). A PMS conta com 111 LEV de lixo seco sendo localizados em 24 logradouros públicos e 85 LEV's em unidades de ensino da rede municipal.