Projeto Colorir no Cmei Professora Maria Amélia

Este é o sexto Centro de Educação infantil a receber o método

Projeto Colorir no Cmei Professora Maria Amélia

Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Maria Amélia da Conceição Rosa, localizado em Praia de Carapebus, recebe neste ano letivo a etapa "aplicação" do Projeto Colorir, que consiste na disseminação de concepções centradas na educação humanista, cultura de paz e resolução de conflitos na escola, começando pela primeira infância.

As crianças participam do projeto e recebem os livros da turma do Colorido. O Cmei Professora Maria Amélia é a sexta escola de educação infantil a receber o método Colorir. No entanto, o projeto já passou por mais de 50 escolas do ensino fundamental em toda a Grande Vitória.

O projeto tem conseguido muitos resultados, integrando todos os atores envolvidos no processo da aprendizagem e sensibilizando-os por meio de atividades que motivam a participação. No início do ano, foi realizo o primeiro "Minha Casa também é Colorida", integrado a um Dia da Família na escola. Os pais foram protagonistas de uma dramatização (dinâmica) narrada para os próprios filhos, com fitas, músicas e muita animação que arrancaram muitas risadas e aplausos. “Acreditamos que o exemplo seja a melhor forma de educar”, disse a diretora do Cmei, Nilcéia Moreira.

O Cmei desenvolve ainda as atividades de contação de histórias, que são realizadas mensalmente. Após a atividade, os alunos sempre ficam com a tarefa de desenvolver alguma ação coletiva: pintar uma obra de arte, amarrar fitas coloridas no portão da escola, entre outras.

Segundo a diretora Nilcéia, cada aluno recebe um livro da coleção Colorir, que trabalha a competência daquele mês. E neste encantamento das histórias, personagens, músicas, atividades realizadas pela equipe do projeto e da escola, todo o grupo vai se envolvendo. Com isso, o processo da mudança de comportamento e pensamento vai se modificando.

"Os personagens nos ajudam a refletir sobre situações do nosso cotidiano e nos levam à reflexão, para uma postura cidadã diante de qualquer conflito que ocorra no dia a dia da criança. Por meio destas atividades, a criança aprende a ouvir, dialogar, compartilhar e, principalmente, a zelar em todos os sentidos pelo ambiente escolar e familiar”, explica a diretora.

“É importante ressaltar que o projeto foi escrito e construído em uma escola da Serra, a Emef Sonia Regina Gomes Rezende Franco (Antiga Emef Serra Dourada), em Serra Dourada I. O projeto original foi criado respeitando a cultura local e com a inovação da utilização de métodos de resolução e mediação de conflitos como práticas restaurativas no ambiente escolar”, disse o diretor presidente da instituição Colorir, Eugênio Fernandes.

Saiba mais:

A Oscip Colorir Criando Valores é uma organização da sociedade civil de interesse público, pertence ao Terceiro Setor, é mantida por empresas privadas e parcerias institucionais como a Prefeitura Municipal da Serra através da Secretaria de Educação e das Gestoras das escolas.

Através de uma formação com pais e comunidade (Minha casa também é Colorida), professores (cursos de aprimoramento e capacitações) e alunos, o trabalho dos valores COLORIR são integrados ao cotidiano escolar.

COLORIR é um acróstico formado pelas palavras: Cooperar, Organizar, Limpar, Orientar, Reciclar, Influenciar e Realizar. Com estas “palavrinhas mágicas”, músicas, livros e personagens criados para o projeto, as crianças aprendem a instrumentalizar a esperança de dias melhores e começam a perceber que todos podem ser felizes na escola, termuitos amigos e contar com uma equipe de profissionais motivados pelo ofício de educar.

Com resultados já alcançados em mais de 13 anos de aplicação, o Colorir é um programa premiado nacionalmente e internacionalmente. Entre as conquistas, estão a Certificação de Utilidade Pública do município de Serra, da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Unesco, como ferramenta social testada no enfrentamento à violência escolar; e o reconhecimento pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com a menção honrosa Dom João Batista Motta.

Serviço:

Mais informações no site Colorir Criando Valores