Roda de conversa na escola sobre sexo e gravidez na adolescência

Roda de conversa na escola sobre sexo e gravidez na adolescência

Roda de conversa na escola sobre sexo e gravidez na adolescência


Texto: por Jéssica Romanha e Amanda Amaral

O número de bebês nascidos de gestantes adolescentes diminuiu nos últimos três anos na Serra. Em 2015, havia 16,44% de mães adolescentes (10 a 19 anos). Em 2016, 15,28% e 13,92% em 2017. Ações de educação em saúde, acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF) e distribuição de preservativos contribuem para essa queda.

Em 2015, nasceram 1.360 crianças de mães ainda na adolescência, já em 2016 foram 1.183 e 1.095 em 2017. Muitas ações foram desenvolvidas nos últimos anos que contribuem para essa queda, que tende a se manter nos próximos anos.

Além do Papo Legal, há o Programa de Saúde da Família (PSF), que existe em 25 unidades de saúde da Serra com equipe multidisciplinar, para acompanhar toda a família. O acompanhamento do pré-natal é garantido em qualquer uma das 40 unidades do município.

A distribuição de preservativos também acontece em todas elas, assim como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O DIU também é disponibilizado pelo município, e para ter o serviço a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber orientações. 

Outro exemplo de ação de educação em saúde são as reuniões de grupos de adolescentes na unidade de saúde de Feu Rosa. Por ano, são formados em torno de 12 grupos, que se encontram uma vez por semana para falar sobre as transformações na adolescência.

Saiba mais:

Os próximos encontros do "PAPO LEGAL" serão no Cras-Cai, em Jardim Carapina, no próximo dia 23 e na EMEF Aureníria Corrêa Pimentel, em Novo Horizonte, no dia 30.