Sarampo: Serra oferece vacinação também aos sábados

Durante todo o mês de julho, a vacinação contra a doença será intensificada aos sábados. Podem ser imunizadas pessoas de 01 a 49 anos

Sarampo: Serra oferece vacinação também aos sábados


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para quem ainda não está imune ao sarampo e não pode se vacinar durante a semana, a Prefeitura da Serra oferece o serviço neste sábado (20). As Salas de Vacina das unidades de Serra Dourada, Serra-Sede, Feu Rosa, Jacaraípe, Planalto Serrano B e Carapina Grande funcionarão das 8 às 16h30.

O sarampo é grave e pode deixar sequelas. A única forma de prevenção é a vacina. As doses são ofertadas de segunda a sexta em todas as unidades de saúde da Serra, porém, durante todo o mês de julho, a vacinação contra a doença será intensificada aos sábados.

Podem ser imunizadas pessoas de 01 a 49 anos. Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem ter tomado duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente.

A Secretaria de Saúde da Serra solicita que as pessoas compareçam para vacinação com um documento de identificação, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, quem tiver.

Não há casos confirmados de sarampo no Espírito Santo há mais de cinco anos, mas é importante que todas as pessoas estejam imunizadas para evitar que a doença reapareça.

A região Norte do país enfrentou surtos de sarampo no ano de 2018 nos estados Amazonas, Roraima e Pará, além de outros estados do país e, neste ano, o número de casos tem aumentado no Sudeste, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sábado Saúde

Além da vacinação, as unidades de Serra Dourada, Serra-Sede, Feu Rosa, Jacaraípe, Planalto Serrano B e Carapina Grande ofertarão outros serviços neste sábado (20), como: atendimento clínico, aferição de pressão arterial, curativo, confecção do Cartão SUS, atendimento na farmácia e no laboratório, entre outros. O horário de funcionamento das unidades é das 07 às 17h.

O projeto "Sábado Saúde" da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda a sexta.