Secretaria da Serra avalia como mulheres vítimas de violência são atendidas na justiça

Secretaria da Serra avalia como mulheres vítimas de violência são atendidas na justiça

Secretaria da Serra avalia como mulheres vítimas de violência são atendidas na justiça


Texto: por Gabrielle Tallon

A equipe gestora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica, Familiar e Sexual (CRAMVIS) recebeu, na última quarta-feira (18), um grupo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aplicou a pesquisa ?O Poder Judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres?.

De acordo com a titular da Seppom, Luciana Malini, a participação na pesquisa foi uma experiência muito valiosa para a secretaria, pois, no Brasil, somente 12 municípios foram selecionados para realizar a entrevista. 

?Fomos escolhidos por indicação do Ministério Público Estadual, que identificou nosso trabalho dentro de uma rede de serviços estruturada para as moradoras da Serra, por meio do CRAMVIS, além de sermos o único município do Estado que possui uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres?, explica.

Luciana ainda acrescenta que a proposta da pesquisa é mostrar a pluralidade de olhares, incluindo não só a justiça, mas também quem realiza e recebe este atendimento. ?Percebemos que estamos no caminho certo na construção e no fortalecimento deste trabalho na Serra, por meio de políticas públicas sociais de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres?, conclui. 

Sobre a pesquisa

Como a Prefeitura da Serra é a única do Estado que conta com uma secretaria exclusiva de Políticas Públicas Para Mulheres (Seppom), foi indicada pelo Ministério Público Estadual para participar da pesquisa, na qual foram abordados pontos como: a rede de serviços do município, a relação com a rede estadual, a articulação, os serviços prestados pelo CRAMVIS, a estrutura da secretaria, o trabalho institucional e a relação da Seppom com as demais secretarias.

A pesquisa, realizada pelo Ipea em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo geral analisar a atuação do Judiciário no atendimento às mulheres em situação de violência e conhecer a percepção que elas próprias têm sobre esse atendimento.