Recorde de adolescentes aprendizes encaminhados às empresas na Serra

Sessenta e sete jovens foram encaminhados pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra. Número é resultado dos esforços de captação de vagas junto às empresas e de orientação e inserção desses jovens no mercado de trabalho

Recorde de adolescentes aprendizes encaminhados às empresas na Serra


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) encaminhou, neste mês de junho, 67 adolescentes aprendizes para contratos de aprendizagem. Foi um número recorde, resultado dos esforços de captação de vagas junto às empresas e de orientação e inserção desses jovens no mercado de trabalho. 

Segundo a diretora do Departamento de Formação Social e Profissional da Seter, Patricia Medeiros, no mês de junho foram contratados, por uma única empresa, 67 adolescentes com idades entre 15 e 16 anos, no modelo de aprendizagem. Eles vão atuar na área administrativa.

Essas contratações acontecem por meio do Programa de Capacitação Profissional Sócio–Educativo (Procap). Em todo o ano passado, foram 90 contratos de aprendizagem e, no final deste ano, de acordo com a Seter, mais 130 vagas serão abertas para aprendizes com idade entre 16 e 17 anos, cursando o ensino médio.

Os adolescentes aprendizes cumprem contrato que dura, em média, de um a dois anos, são remunerados e têm registro na carteira de trabalho.

 

PROCAP

O Procap é destinado a jovens de 14 a 24 anos, que estejam matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, em escola pública, com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.

Os interessados devem procurar a Seter para fazer um cadastro. Eles recebem orientação profissional, participam de palestras e de cursos de capacitação nas áreas de informática básica, redação administrativa e auxiliar de escritório.

À medida que surgem oportunidades nas empresas parceiras, a Seter faz uma triagem e seleção dos cadastrados, de acordo com o perfil da empresa, e encaminha os jovens para as vagas disponíveis.

O treinamento é desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Direitos Humanos.