Secretário de Saúde da Serra integra nova diretoria do Conasems

Secretário de Saúde da Serra integra nova diretoria do Conasems

Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS

Nesta semana, o secretário de Saúde da Serra está participando do XXXI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília, onde foi eleito o 1º Vice-presidente da Região Sudeste. A eleição da chapa “Juntos pela Saúde” foi realizada no Auditório Master do Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

O Conasems é a entidade que representa os municípios nas instâncias do SUS, e tem sido um ator político fundamental no processo de construção e pactuação das políticas de saúde no País.

As Cartas dos Encontros e Congressos do Conselho refletem a posição política dos gestores municipais nos diferentes momentos do SUS, e recebem o nome do município onde estes eventos foram realizados.

Desde  1984, o Conasems realiza encontros  anuais. Apartir de 1998, os encontros passaram a ser organizados na forma de congressos. Em 1987, foi realizado em Londrina o 4º Encontro de Secretarias  Municipais  de  Saúde,  onde foi formada uma comissão provisória, que seria o embrião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Em 1988, ocorreu o 5º Encontro do Conasems, quando foi eleita sua primeira diretoria, em Olinda (PE). Em 2007, o Conselho completou 19 anos e realizou seu XXIII Congresso, em Joinville-SC.