Seis supercreches e escolas até o ano que vem

Unidades de ensino vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos

Seis supercreches e escolas até o ano que vem

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra já tem a maior rede de ensino do Estado e atende 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos e do ensino fundamental. Mas o objetivo é continuar crescendo com qualidade e infraestrutura para alfabetizar, educar e transmitir valores aos estudantes.

Por isso, a prefeitura vai construir até o fim do ano que vem seis novas supercreches e escolas, que vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Além dessas estruturas, outros seis projetos estão em fase de captação de recursos e análise junto ao Governo Federal. O que pode gerar outras 2.656 vagas para a educação infantil e o ensino fundamental.

Em 2013, no início do primeiro mandato da atual gestão, eram 58 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Em menos de sete anos já alcançamos 72 unidades. Um total de 14 creches a mais construídas nesse período para crianças de 0 a 5 anos, equipadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos pequenos.

Valores

Na Serra, valores como ética, solidariedade, paz, amor ao próximo e ação correta são aprendidos em sala de aula. A metodologia de ensino do programa Educação em Valores Humanos está avançando no município e contagiando estudantes e familiares. As equipes pedagógicas também estão revolucionando as práticas em sala de aula com o lema da Secretaria Municipal de Educação: “escola que acolhe, escola que transforma”.

Tempo integral

Um novo modelo de ensino e escola começou a ser implementado na Serra em 2019. A Emef Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, já está aplicando a educação em tempo integral, que contempla os estudantes em suas totalidades como seres humanos, com ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, emoção e territorialidade.

Saiba mais:

• A Serra possui 139 unidades municipais de ensino; sendo 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O que vem por aí:

CMEIs