Seminário debate enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes

Texto: Gabriela Conti

Nesta sexta-feira (5), será realizado o "I Seminário de Enfrentamento à Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes da Serra". O evento acontece no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) de Serra-Sede, das 8h30 às 17h.

Promovido pela Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra, o evento vai contar com as palestras "Violência sexual contra crianças e adolescentes: como cuidar das vítimas e suas famílias?”, ministrada pela doutora em psicologia social, Edinete Maria Rosa; e "As políticas sociais no enfrentamento ao trabalho infantil", ministrada pela mestre em Política Social, Elisângela Maria Marches.

“O seminário tem por objetivo fomentar o princípio do interesse superior da criança e do adolescente como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, discutindo temas que estão relacionados à proteção integral, relacionando o combate ao abuso e exploração sexual e trabalho infantil com as políticas de enfrentamento dos direitos sociais como Política Pública”, afirmou a secretária de Assistência Social, Elcimara Loureiro.

I Seminário Municipal de Enfretamento à Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes da Serra

Quando: 5 de abril, das 08h30 às 17h
Local: Centro de Convivência para Idosos de Serra-Sede. Rua Maestro Manoel Xavier, s/n, Caçaroca, Serra.

Palestrantes

• Edinete Maria Rosa: Doutora em Psicologia Social pela USP. Professora do departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação da UFES.
  • Elisângela Maria Marches: Assistente Social, mestre em Política Social. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social do Centro Universitário Católica de Vitória e o NEPOS – Núcleo de Estudos em Política Social/Infância e Juventude.

08h30 às 09h – Credenciamento e Coffee Break
9 às 09h30 – Abertura com apresentação cultural do SCFV de Idosos de Serra Sede
09h30 às 10h30 – Palestra: “Violência sexual contra crianças e adolescentes: como cuidar das vítimas e suas famílias? ” – Edinete Maria Rosa
10h30 às 11h30 – Palestra: “As políticas sociais no enfrentamento ao trabalho infantil” – Elisângela Maria Marches
11h30 às 12h – Aberto para perguntas
12h às 13h30 –  Almoço
13h30 às 13h45 – Retorno do almoço com orientações para as atividades da tarde.
14h às 15h30 – Discussão e finalização das ações propostas pelos tópicos
15h30 às 17h – Finalização dos grupos e início da Plenária