Serra aumenta controle sobre a movimentação de entulho

Serra aumenta controle sobre a movimentação de entulho

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra está preparando uma legislação para tornar mais rigorosa a fiscalização sobre o transporte e destinação de entulhos na cidade. A mudança, que envolve várias secretarias municipais, como Desenvolvimento Urbano, Serviços e Meio Ambiente, tem o objetivo de servir como mais um instrumento da municipalidade para combater a descarga irregular de material e tornar a cidade mais limpa.

Estas novas regras vêm em sintonia com um decreto, publicado pela Câmara Municipal no dia 5 deste mês, que estabelece a padronização e normas para identificação das caçambas coletoras de entulho.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bahia, explicou que as novas regras aumentam o poder da fiscalização. “Todas as empresas terão de ser cadastradas e comunicar ao município qualquer movimentação que fizeram com as caçambas coletoras”, disse.

Segundo ele, além de comunicar toda a movimentação, as empresas terão de seguir regras para colocar as caçambas coletoras de entulho, considerando o tipo de material que poderá ser depositado nos locais e a localização na rua, por exemplo.

Pelo decreto publicado pela Câmara, todas as caçambas devem ser sinalizadas, com cor amarela (para facilitar a visualização) e têm de apresentar o nome e número de telefone da empresa, entre outras exigências. As empresas têm um prazo de 90 dias para se adequarem.