Serra bate meta e vai ganhar mais de 3.500 árvores até o final do ano

Texto: por Gabriela Conti

Imagina ter um ar-condicionado natural pelas ruas da cidade? É possível. Basta plantar árvores. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio e, assim, melhoram a qualidade e a umidade do ar. Ou seja, por meio de suas folhas, as árvores regulam a temperatura naturalmente. Quer mais? As árvores ainda absorvem ruídos e valorizam os bairros.

Na Serra, somente no primeiro semestre, já batemos a meta do ano inteiro de plantar 2 mil mudas de árvores. Até julho, foram plantadas 2.802 exemplares de árvores nativas em diversos locais. E até o final do ano serão mais de 3.500.

Entre as espécies plantadas estão Pau-brasil, Palmeira Jerivá, Ipê branco e amarelo, Pata de Vaca, Embaúba, Mulungu do Litoral, Manacá-da-Serra, Cambuí e Sabugueiro-da-Mata.

Os locais que receberam o projeto de arborização foram: Av. Norte Sul, Av. Paulo Pereira Gomes, Rodovia Audifax Barcelos, Contorno Jacaraípe x Castelândia, Av. Piúma, Margens da Lagoa Jacuném, BR 101 e Av. Colares Júnior.

Atualmente, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e de Serviço (Sese) estão realizando o plantio de 400 mudas na orla de Jacaraípe.

Segundo a secretária de Meio Ambiente (Semma), Áurea da Silva Galvão Almeida, em breve teremos novas localidades contempladas com o projeto de arborização municipal. "Vale destacar que todas as espécies utilizadas são nativas da Mata Atlântica", esclareceu.