Serra comemora a Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro

Serra comemora a Semana da Consciência Negra

Texto: Rafael Ferraz - Foto: Pixabay

Valorizar, fomentar e divulgar a representatividade negra é o objetivo da prefeitura da Serra durante a Semana da Consciência Negra.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania programou diversos eventos, entre eles seminários de lutas da igualdade racial, cursos de mediação de conflitos, capacitação sobre políticas públicas para servidoras negras, entre outros.

“A escravidão e o racismo são inaceitáveis. Não podemos nos esquecer do que passou, mas podemos utilizar como exemplo para não permitir que isso não aconteça mais”, destacou a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani.

Para participar é simples, os interessados só precisam comparecer ao local e horário de cada evento. Apenas ocurso para servidoras é exclusivo para funcionárias da prefeitura da Serra, no dia 28 de novembro, das 8 às 17 horas.

A semana da Consciência Negra, cujo dia é comemorado no dia 20, tem o objetivo de discutir o papel do negro na sociedade.  A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695 por lutar pela liberdade de seu povo. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares e escreveu sua história lutando contra a escravidão brasileira, que foi extinta em 1888.

Chico Prego

Na Serra, Chico Prego é a representatividade de uma das maiores revoluções que aconteceram no Espírito Santo. Chico foi líder da revolução em Queimado, morto por enforcamento no município em 11 de janeiro de 1850.

Em 19 de março de 1849, escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito de Queimado, se revoltaram por causa de uma promessa do frei italiano Gregório José Maria de Bene. Se os escravos construíssem a igreja de São José, teriam alforria, mas isso não aconteceu.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos. A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.

O sítio histórico do Queimado foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo: a Insurreição do Queimado e fica localizado a cerca de 25 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

Cursos e palestras:

HORAS

Curso de mediação social de conflitos

14 de novembro

IFES de Manguinhos

Roda de conversa sobre CadÚnico nas comunidades  tradicionais de matriz africana da  Serra

19 de novembro

Bairro de Fátima