Serra registra sua menor taxa de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador de desenvolvimento para uma cidade

Serra registra sua menor taxa de mortalidade infantil


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A taxa de mortalidade infantil na Serra se encontra abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que considera 10 óbitos para cada mil nascimentos. O índice do município em 2019, até o momento, é de 7,55, o melhor desempenho até hoje. Os investimentos em obras, infraestrutura e na área da saúde, que contribuem para esse resultado, não param.

A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador de desenvolvimento para uma cidade e reflete as condições socioeconômicas da população e a organização de políticas públicas, principalmente, na rede de atenção materno-infantil.

A taxa é calculada dividindo o número de óbitos pelo de nascidos vivos, multiplicados por mil.

Obras

Está em construção, em Colina de Laranjeiras, a maior obra pública municipal do Estado, o Hospital Materno Infantil. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários. Entre os intermediários, serão 10 UCINCo (convencional) e 05 UCINCa (canguru).

A Maternidade de Carapina foi reformada, e a capacidade ampliada para 39 leitos. O município conta também em seu território com o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, com serviços de alto risco.

Saúde

Toda a assistência à gestante está estruturada. É importante que elas façam o pré-natal, que é ofertado em todas as 40 unidades de saúde do município. As grávidas na Serra têm prioridade na vacinação, consultas e exames, entre outros serviços.

A Serra possui, também, o Comitê de Mortalidade Materna e Infantil, que atua desde 2004 na investigação dos óbitos e traçando estratégias para a prevenção da morte prematura da mãe e do bebê.

Infraestrutura

Influenciam, ainda, indicadores como: oferta de saneamento básico; existência de rede de esgoto e água tratada; melhoria das condições de habitação; e outros dados que mostram a qualidade de vida em um município.