Força-tarefa em Nova Almeida para combater dengue

A programação terá abordagem educativa na Unidade Básica de Saúde, com exibição de filme sobre o tema, estande informativo e roda de conversa sobre o Aedes aegypti no Centro de Vivência

Força-tarefa em Nova Almeida para combater dengue

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Abordagem aos comércios, vistorias às residências, telagem de caixas d’água, palestras em escolas. Essas são algumas das ações da Semana de Combate à Dengue em Nova Almeida. De terça-feira (25) a sexta-feira (28), serão realizadas diversas atividades para eliminar os focos do mosquito e mobilizar a população na luta contra o Aedes aegypti.

Na terça-feira (25), a partir das 8 horas, os agentes de Combate a Endemias farão visitas domiciliares e em pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferros-velhos), monitoramento inteligente por meio das armadilhas, e telagem de caixas d’água. Haverá parceria de outros setores da prefeitura para a retirada de entulhos e capina no bairro.

A programação conta ainda com abordagem educativa na Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida, com exibição de filme sobre o tema e com estande informativo, uma roda de conversa sobre o Aedes aegypti no Centro de Vivência de Nova Almeida e abordagem individual ao comércio local.

Na quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28), continua a retirada de entulhos, a capina e as abordagens aos estabelecimentos comerciais. Serão feitas, ainda, palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Julite Miranda Freitas, no Centro Municipal de Ensino Fundamental (CMEI) Agnes N. Coutinho e na EEEM Antônio José Peixoto.

Caminhada

No sábado (6), os servidores públicos, moradores da região, alunos das escolas locais e os comerciantes caminharão juntos em favor do combate ao Aedes aegypti. A expectativa é reunir mil pessoas, aproximadamente.

O ciclo de ações se encerra no dia 10 de julho com a qualificação de lideranças religiosas eclesiásticas para atuarem como agentes multiplicadores no combate à dengue.

Serviço:

Terça-feira (25)

A partir das 8 horas
- Nas ruas do bairro – visita de agentes de endemias nas residências e nos Pontos Estratégicos (PE’s); fiscalização municipal de forma integrada nos pontos estratégicos (foco permanente do vetor da dengue); monitoramento Inteligente (MI) com armadilhas; telagem de caixa d’água e outros reservatórios; e retirada de entulhos e capina.
- Unidade de Saúde de Nova Almeida – abordagem, estande informa/educativo com maquete do mosquito; filme educativo – Aedes aegypti;
9h20 – Centro de Vivência de Nova Almeida – roda de conversa sobre o Aedes aegypti.
14h20 – Estabelecimentos comerciais – abordagem individual e colagem de cartazes.

Quarta-feira (26)
8 horas – EEEM Antônio José Peixoto – palestra
14 horas – Estabelecimentos comerciais – abordagem individual e colagem de cartazes
Ao longo do dia – retirada de entulhos e capina

Quinta-feira (27)
8 horas – EMEF Julite Miranda Freitas – palestra e mídia educativa do Aedes aegypti
9 horas – CMEI Agnes N. Coutinho – palestra
Ao longo do dia – retirada de entulhos e capina

Sexta-feira (28)
8h30 – EMEF Julite Miranda Freitas – Palestra e mídia educativa do Aedes aegypti
14 horas – EEEM Antônio José Peixoto – Palestra e mídia educativa do Aedes aegypti

Sábado (6)
Concentração 8h30 – Praça dos Pescadores – caminhada contra a dengue com a comunidade.

Dia 10 de julho (Quarta-feira)
9 horas – Local a definir – qualificação das lideranças eclesiásticas para atuarem como agentes multiplicadores no combate ao Aedes aegypti.