Serra destaca prevenção a hepatites virais

Serra destaca prevenção a hepatites virais

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

A hepatite é uma doença silenciosa e causada por vírus que prejudicam o fígado. Pensando em qualificar e capacitar a equipe da Secretaria de Saúde da Serra, foi realizado no dia 04 julho o II Fórum Municipal de Hepatites Virais, em Bairro de Fátima. O evento também é em alerta ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no 28 de julho.

O evento apresentou o perfil epidemiológico das hepatites virais na Serra e debateu a interpretação dos marcadores sorológicos e as formas de transmissão, prevenção e tratamento da doença.

Hepatites  virais

A doença é silenciosa. Os indivíduos infectados podem permanecer sem sinais e sintomas, porém quando se manifestam são febre, mal estar, enjoos, vômitos, dores musculares, urina escura, fezes de cor esbranquiçada e icterícia (pele e branco dos olhos de cor amarelada).

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas - seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material de confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Outra hepatite viral é a causada pelo vírus A. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A melhor forma de se evitar é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico.

Existem ainda os vírus D e E, porém não muito comuns no Brasil.

Prevenção

Os interessados podem se dirigir às Unidades Regionais de Saúde para a realização do teste rápido, que também é feito no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e na Maternidade. Já o teste laboratorial é possível realizar em qualquer uma das unidades de saúde da Serra, onde também são distribuídos gratuitamente preservativos para a população, assim como no CTA. Além disso, é importante se vacinar contra a Hepatite A e B nas Salas de Vacinação do município.

Não viral

A hepatite pode ser causada ainda pelo uso de alguns remédios, do álcool e outras drogas, ou em função de doenças autoimunes,metabólicas e genéticas.

Informações:

Mais informações pelo e-mail dstaids.sesa@serra.es.gov.br ou pelo telefone 27 3338-7010.