Unidades abertas neste sábado para teste de sífilis

Unidades abertas neste sábado para teste de sífilis

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Neste sábado (20), comemora-se o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Quatro unidades regionais de saúde estarão abertas ofertando testes rápidos para detecção da doença. São elas: Feu Rosa, Serra-Sede, Jacaraípe e Novo Horizonte. Ação ocorre entre 07h30 e 16h30.

Os números da doença na Serra apresentam redução. De sífilis em gestantes, foram 346 casos em 2016, 310 em 2017 e 233 neste ano, até o momento. De sífilis congênita, foram 73 casos em 2016, 65 casos em 2017 e 44 em 2018.

A sífilis é transmitida através da relação sexual desprotegida, contatos sanguíneos e transmissão vertical (mãe para filho). O diagnóstico e tratamento são simples e disponíveis em todas os postos de saúde do município.

A prevenção é feita por uso de preservativos. A detecção da sífilis é feita por meio de testes rápidos. É muito importante que as gestantes façam o pré-natal e realizem os testes no início da gestação.

Sábado Saúde

Além da ação de combate à sífilis, no sábado (20) as Unidades Regionais de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra-Sede e Novo Horizonte estarão abertas ofertando também outros serviços. Além destas, funcionarão, ainda, as unidades de Nova Almeida, Porto Canoa, Bairro de Fátima e Carapina Grande. Sempre das 07 às 17h.

Os moradores terão acesso a atendimento clínico, vacinação, aferição de pressão arterial, curativo, confecção do Cartão SUS, atendimento na farmácia e no laboratório, entre outros.

O projeto Sábado Saúde da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda a sexta.