Serra é 2º lugar na Grande Vitória em ranking da transparência

Texto: por Dayane Freitas

A Serra alcançou a melhor pontuação entre os quatro maiores municípios da Grande Vitória no ranking de transparência do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES). Considerando todos os municípios da Grande Vitória, Viana ocupou a primeira posição.

A Auditoria de Transparência Ativa avaliou os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do Espírito.

A nota da Serra foi de 85,4%, o que garantiu ao município a oitava posição geral no ranking das 78 cidades do Estado e a melhor colocação à frente dos maiores municípios da região metropolitana: Vitória (84,7%); Vila Velha (80,5%) e Cariacica (78,1%).

O município também cresceu 10 posições em relação à última auditoria, realizada em 2015.

A controladora-geral da Serra, Magaly Nunes, explicou que para alcançar esse resultado a prefeitura investiu em melhorias no sistema. ?Investimos no aprimoramento do portal, melhorando sua usabilidade e adequando os dados abertos. O portal está mais interativo para facilitar a navegação pelo público?, explicou.

E os investimentos vão continuar, salientou Magaly. ?Estamos adequando o sistema para avançar ainda mais na inserção de novas informações. Além disso, estamos melhorando o leiaute para tornar o portal ainda mais acessível ao cidadão?, informou.

O TCE-ES explicou que nas prefeituras foram avaliados 246 itens relacionados a despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas.

A auditoria foi realizada entre os dias 1º de agosto e 29 de novembro deste ano, e  teve como objetivo monitorar as determinações e recomendações do órgão após a fiscalização de 2015, além de fomentar a ampliação da transparência e avaliar se o direito à informação está sendo garantido pela Lei de Acesso.