Serra é a cidade que mais abriu empregos este ano

A Serra é a cidade do Espírito Santo campeã na abertura de empregos formais este ano, no período de janeiro a outubro, com saldo de 4.550 vagas abertas

Serra é a cidade que mais abriu empregos este ano


Texto: Samantha Dias

A Serra é a cidade do Espírito Santo campeã na abertura de empregos formais este ano, no período de janeiro a outubro, com saldo de 4.550 vagas abertas, segundo o estudo “Panorama Econômico e Perspectivas para 2019”, da Federação das Indústrias do Estado (Findes) e do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

Na segunda posição ficou o município de Vila Velha, com saldo de 2.010 empregos formais, seguido da capital Vitória, que abriu 1.990 empregos formais. Este ano, em todo o Estado, foram 17.837 novas vagas entre janeiro e outubro.   

O levantamento também apontou que o salário médio dos contratados neste ano – de janeiro a outubro - em todo o Espírito Santo é de R$1.362.

Caged

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego,  confirmou que a Serra é o município campeão em abertura de empregos no mês de novembro.

O saldo de vagas ficou em 913, sendo 5.024 contratações contra 4.111 demissões. O primeiro lugar entre os municípios capixabas se mantém quando analisado todo o ano (de janeiro a novembro). A Serra apresenta saldo de 5.469 novas contratações formais, sendo que foram contabilizadas no período 53.779 admissões e 48.310 demissões.

No Estado, o saldo de empregos em novembro foi de 3.248 novas vagas e no acumulado do ano, 21.288 novos postos. 

Sine da Serra

O destaque do município na geração de empregos este ano fomenta o trabalho do Sine da Serra, que capta as vagas de emprego geradas pelas empresas parceiras e oferece os trabalhadores do município. Neste ano houve avanço na quantidade de vagas captadas pelo Sine. Nos últimos dois meses (outubro e novembro), por exemplo, houve um aumento de quase 100% na quantidade de vagas captadas, em relação ao mesmo período de 2017.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que a geração de emprego e renda aos moradores da Serra é um dos focos da sua gestão. “Ficamos muito felizes com o destaque que a Serra tem quando o assunto é geração de empregos. O resultado não é por acaso, nosso município é atrativo aos empreendedores, temos incentivos para atrair investimentos e, por outro lado, ajudamos o trabalhador a encontrar e conquistar as vagas”, comentou.