Serra tem o maior índice de medicamentos do Estado

Serra tem o maior índice de medicamentos do Estado

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

O estoque de medicamentos da Serra está em 95,5%, o maior da Grande Vitória. Isso significa que o município tem disponibilidade de remédios para oferta de quase 100%, evitando faltas e dando segurança à população. O índice alcançado é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 80%.

Em 2018, 878.179 receitas já foram atendidas, o que representa um investimento em remédios de R$ 10.498.738,88. No estoque, no momento, há aproximadamente 280 tipos de remédios, cuja responsabilidade de oferta é municipal.

A Serra é maior município do Estado em número de habitantes, 507 mil, além de ter a maior rede em saúde, com 50 estruturas. Só de unidades de saúde são 39, além de CAPS, CTA, UPAs, entre outros.

“Chegar a este índice foi uma meta para nós. É uma forma de tranquilizar a população. Estamos nos empenhando no que diz respeito aos medicamentos que o município precisa adquirir e o objetivo é manter este índice”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Viana.

Investimentos

O município está informatizando a saúde e 36 farmácias já possuem o sistema, o que possibilita melhor controle do estoque e evita fechamento para balanço, além da integração de informações. Recentemente, o novo espaço da Farmácia de Carapina foi inaugurado, no Complexo da Maternidade.

A prefeitura disponibiliza em seu site a Relação de Medicamentos Essenciais. Acesse: www.serra.es.gov.br/saúde.