Serra é palco para debates sobre o setor atacadista

145º Café com Negócios (Caneg)reúne políticos e empresários na Serra

Serra é palco para debates sobre o setor atacadista

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jéssica Romanha

A Serra foi palco para debates do 145º Café com Negócios (Caneg), promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases). “O setor de atacado e a distribuição no contexto da economia do Espírito Santo e da Serra” foi tema de discussão entre políticos e entidades empresariais na última sexta-feira, 23, no Centro de Eventos Steffen, na Serra.

Durante o evento, foram levantadas as dificuldades que o setor enfrenta, como agilidade para abertura de empresas, licenças ambientais, mão de obra qualificada, infraestrutura, logística e transporte. Mas também foi ressaltado que o Estado possui localização privilegiada para atender o setor atacadista, de serviços e logísticos.

“O Espírito Santo possui localização privilegiada, pois, cerca de 60% do Produto Interno Bruto nacional está a um raio de 1.000 km. Por isso, é importante trabalhar de forma organizada e estruturada para oferecer agilidade e criar polos empresariais estruturados, que não criem atrito com áreas residenciais”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli.

No setor de atacado, o Espírito Santo está em 6º lugar em competitividade, ficando atrás apenas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. “E no Estado a Serra é o grande destaque, tendo 259 empresas atacadistas das 625 existentes, de acordo com o Compete-ES; e é a cidade mais importante em termos de arrecadação de ICMS”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo.

O encontro empresarial da Ases ocorre mensalmente reunindo empresários e agentes políticos em torno de pautas de interesse dos associados. O Caneg realizou a sua 145ª edição, contando com a presença do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, dos senadores Rose de Freitas e Ricardo Ferraço e dos deputados federais Lelo Coimbra e Givaldo Vieira.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Paulo Menegueli, Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bahia, e Meio Ambiente, Marcos Franco; o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, além do presidente da Federação do Comércio, José Lino Sepulcri, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Moro, entre outros representantes e autoridades.