Serra lança programa para abrir portas do mercado de trabalho

O objetivo do programa é identificar as pessoas, preparar este público e encaminhá-lo para cursos de qualificação e para vagas de emprego

Serra lança programa para abrir portas do mercado de trabalho

Texto: Sinval Paulino - Foto: Jansen Lube

“A Serra é o maior município do Espírito Santo e tem de ser o melhor. E é com atitudes como estas e este pensamento que nós vamos dar força e potência a quem precisa para crescer juntos”. Com estas palavras, a juíza da Vara da Infância e Juventude, Janete Pantaleão, elogiou o lançamento, nesta sexta-feira (19) do programa Acessuas Serra – De olho no Emprego, uma iniciativa da Prefeitura da Serra cujo objetivo é preparar e encaminhar pessoas para o mercado de trabalho.

A secretária municipal de Assistência Social, Elcimara Rangel, explicou que o objetivo do programa é identificar as pessoas, preparar este público e encaminhá-lo para cursos de qualificação e para vagas de emprego, em parceria com outros órgãos. O programa é coordenado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Sistema S e empresas privadas, e a execução está por conta da Pestalozzi.

“Estamos iniciando este programa para o enfrentamento de uma crise, para colocar estas pessoas no mundo do trabalho e isso tem de ser feito em conjunto. Afinal, não se faz política pública isoladamente”, justificou a secretária, que citou também a participação de vereadores e representantes do Judiciário no lançamento do programa.

Segundo ela, a equipe do Acessuas Serra – De Olho do Emprego já está identificando o público que precisa entrar no mercado de trabalho, e os passos seguintes – preparação, encaminhamento e acompanhamento – serão feitos dentro desta política de intersetorialidade, envolvendo áreas como educação, habitação, emprego e renda, saúde e outros. Além da população que é identificada pela equipe, pessoas interessadas podem participar do programa voluntariamente, basta procurar uma unidade do Centro de Referência de Ação Social (Cras).

Mais de 800 pessoas já foram cadastradas nos noves Cras da Serra e a primeira oficina será realizada na semana que vem. Os participantes receberão todo tipo de orientação para chegar ao mercado. “São oficinas temáticas para empoderamento, desenvolvimento de habilidades e comportamento, pois, muitas vezes, o sujeito nem sabe como se comportar na preparação para um emprego”, disse a secretária, acrescentando que os interessados serão recebidos e acompanhados por psicólogos especializados em Recursos Humanos.

O Acessuas é um programa nacional de promoção do acesso ao mundo do trabalho e, agora, a Secretaria de Ação Social traz esta dinâmica para a Serra. O público-alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade, o que inclui cidadãos com deficiência, participantes de programas sociais, população em situação de rua, adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos, famílias que moram em áreas de risco social, mulheres vítimas de violência, entre outros.

O coordenador do programa Acessuas, Marcos Martão, integrante da Pestalozzi Serra, ressaltou a importância da iniciativa neste momento, explicando que a taxa de desemprego no Espírito Santo saltou de 6,9% em 2015 e 11% em 2016 para 13,7% neste ano, tendo como consequência um aumento no número da população marginalizada e outros impactos sociais negativos, que têm peso maior para a população que já está socialmente vulnerável.

“Este tipo de programa busca a autonomia desta população. O objetivo é quebrar a barreira que existe entre esta população e o mundo do trabalho. A meta é aumentar a autoestima destas famílias e trabalhamos com estas três diretrizes: identificar o público em situação de vulnerabilidade, desenvolver ações articuladas e viabilizar o acesso ao mercado”.

A vice-prefeita e secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, disse que uma das características importantes do De Olho no Emprego é que se trata de uma ação permanente da prefeitura e lembrou o compromisso do prefeito Audifax Barcelos em focar na área social. “Este é um governo social. Queremos trabalhar para os que mais precisam”, resumiu.

Como funciona

- A equipe do Acessuas Serra – De Olho no Emprego identifica e encaminha pessoas que precisam de emprego, dentro do público-alvo. Além destas pessoas, outros interessados podem procurar diretamente uma unidade do Cras.

- Os interessados são recebidos por uma equipe de profissionais, recebem orientação psicológica e participam de oficinas temáticas que incluem dicas de comportamento, técnicas de motivação, análise de vocação e preparação de currículo, entre outros.

- Por meio de parcerias, os participantes são encaminhados para cursos de qualificação e para vagas de emprego. Ainda há um acompanhamento da população inserida no mercado de trabalho.

Confira os endereços dos Cras da Serra

Vila Nova de Colares: Avenida Anhanguera, 543. Contato: 3252-7202