Serra lidera entre municípios sustentáveis

A cidade ganhou o 1º lugar no prêmio estadual de Ecologia, na categoria Municípios Sustentáveis
Serra lidera entre municípios sustentáveis
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Everton Nunes

A Secretaria Municipal de Educação da Serra, por meio da Gerência de Tecnologias Educacionais, ganhou o 1º lugar no prêmio estadual de Ecologia, na categoria Municípios Sustentáveis.

O prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), reconhece e incentiva pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.

A Serra ganhou na categoria municípios sustentáveis, pelo trabalho desenvolvido com recuperação de computadores em desuso.

Para a gerente de Tecnologias Educacionais da Sedu, Karla Capucho, foi uma surpresa o recebimento do prêmio, pois a ação de reciclar já está no cotidiano da Secretaria de Educação. “Ficamos muito felizes com a notícia! Está no nosso cotidiano reciclar! Esse prêmio é um reconhecimento da boa utilização do bem público. Ao todo, já recebemos 556 computadores, notebook, monitores, impressoras, estabilizadores, webcam, dentre outros periféricos, por meio de doações de órgãos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada”.

Os equipamentos recebidos não são novos, porém chegam em boas condições de utilização, principalmente quando o fim é pedagógico. “Além disso, temos uma oficina na Sedu para pequenos reparos. Acreditamos assim, que estamos tirando o que seria descartado da natureza”, disse Karla.

O tema do projeto inscrito na disputa foi “Inclusão digital e sustentabilidade: o reaproveitamento de peças na manutenção de computadores de Laboratórios de Informática Educativa na Rede Municipal de Serra".

A 18ª edição da premiação teve como tema “Iniciativas sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”.