Serra promove ações para erradicação do trabalho infantil

Na Serra, crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil são inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que inclui oficinas e orientação psicossocial

Serra promove ações para erradicação do trabalho infantil


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Serra terá um seminário para discutir a erradicação do trabalho infantil no município. O evento deverá ser realizado em agosto, com a presença de autoridades do cenário nacional especialistas no assunto.

A realização do encontro foi um dos temas da reunião da Comissão do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Competi), que aconteceu na última semana. Fazem parte da Comissão técnicos dos Cras, dos Creas e o Conselho Tutelar. Além do encontro, foram elencadas na reunião ações para este semestre.

Na Serra, crianças ou adolescentes identificados em situação de trabalho infantil são inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que inclui oficinas e orientação psicossocial. O objetivo é envolver o jovem e a família em um processo em que sejam garantidos os direitos da criança à escola, ao lazer, entre outros.

Atualmente, cerca 3,5 mil crianças ou adolescentes fazem parte do Serviço, que envolve além da área social, outras pastas como a de Trabalho e a de Habitação “O trabalho infantil, muitas vezes, está ligado à precariedade financeira da família. Por isso, envolvemos todos do núcleo familiar para que a situação de vulnerabilidade consiga ser superada”, informou a secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel.