Secretaria de Saúde reorganiza oferta de exames para melhorar atendimento

Há novas regras tanto para a solicitação por parte dos pacientes quanto para os profissionais da saúde, entre outras mudanças, sobre padronização da prescrição médica, do agendamento, da entrega dos exames e também dos registros no prontuário

Secretaria de Saúde reorganiza oferta de exames para melhorar atendimento

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Para melhor regular a oferta do serviço, priorizar quem realmente necessita do atendimento e otimizar aplicação dos recursos públicos nesta área, o município definiu novos procedimentos e orientações para a realização destes procedimentos. Até junho deste ano  foram investidos pela Serra mais de R$ 3,5 milhões em exames de patologia clínica.

Há novas regras tanto para a solicitação por parte dos pacientes quanto para os profissionais da saúde, entre outras mudanças, que dizem respeito à padronização da prescrição médica, ao agendamento, à entrega dos exames e também aos registros nos prontuários da Secretaria de Saúde.

Por mês, em média, 14,7 mil pessoas realizam exames na Serra. O objetivo das mudanças é que, com a reorganização do fluxo interno, o município possa oferecer um serviço com mais qualidade e, consequentemente, atender a mais demandas.

“Para que o municipio assista um maior número de pacientes, foi necessária uma reorganização interna do fluxo de atendimento e evitar desperdícios. Alguns procedimentos criam regras mais criteriosas para controle e outros para melhorar a organização das solicitações”, explicou o secretário de Saúde, Benício Farley Santos.

Uma mudança é que para agendar e realizar os exames, os pacientes terão que apresentar documento de identificação como medida de segurança. As solicitações poderão ser feitas por médicos, cirurgiões dentistas e/ou enfermeiros, neste caso com base na Portaria Municipal nº 009/2017.

A avaliação dos profissionais deverá ser criteriosa, de acordo com os exames disponibilizados pela rede municipal, e os exames de alta complexidade deverão ter sua necessidade justificada. Os pedidos que não constam na relação da Prefeitura da Serra também terão que ser justificados com base em critérios clínicos.

E para melhor monitorar a dengue, zika e chikungunya, os exames para estas endemias deverão ser solicitados em separado, descrevendo o motivo da solicitação em função da hipótese diagnosticada ou de acompanhamento da doença. Para estes casos, o fluxo de agendamento e realização terá regulamento próprio.