Serra tem número recorde de crianças na escola

Taxa de evasão escolar é a menor já registrada no município

Serra tem número recorde de crianças na escola

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube

A Secretaria Municipal de Educação trabalha para atrair cada vez mais crianças para as salas de aula, e alcançou neste ano número recorde de crianças na escola. Ao todo estão matriculados, em 2017, 67 mil alunos, sendo 21 mil crianças na Educação Infantil (CMEIS) e 46 mil no Ensino Fundamental (EMEF).

Ao todo há 128 unidades escolares, sendo 66 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEFs) e 68 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Segundo a Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, a prefeitura possui uma das menores taxas de evasão escolar do Estado. “No ano de 2016, o porcentual de evasão atingiu o menor patamar da história do município, com 0,3% no ensino fundamental”.

Márcia explica que esse recorde alcançado é devido a um trabalho sistemático da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude, Ministério Público, Conselhos Tutelares e as escolas.

“As escolas municipais, por exemplo, fazem buscas, continuamente, junto às famílias quando os alunos apresentam acima de cinco faltas”, disse Márcia.

A Prefeitura da Serra já cumpre com a legislação, que obriga que crianças de 4 e 5 anos estejam matriculadas em unidades de ensino, tendo alcançado 100% da meta. No início deste ano houve acréscimo de vagas nas creches da cidade para essa faixa etária.

Educação em Valores Humanos

A Sedu também possui o projeto Educação em Valores Humanos, que envolve todos os profissionais da escola, alunos, pais e responsáveis e tem por objetivo mediar e ampliar as relações entre Escola e Família.

Esse projeto é um dos maiores programas de promoção da paz, em que são trabalhados valores como amor, verdade, não violência, boa conduta, coletividade e cuidado. O objetivo é que esses mesmos valores ultrapassem os muros e alcancem a comunidade, melhorando sua compreensão da importância da educação, da escola e dos professores, colaborando, assim, para reduzir ainda mais a evasão escolar no município.

Ampliação

Neste primeiro quadrimestre a Prefeitura já entregou dois Ginásios Poliesportivos, ampliando os espaços de EMEF em Bairro das Laranjeiras (região de Jacaraípe) e Barcelona.

Está na previsão das secretarias de Educação e Obras, também, para este ano a entrega de quatro creches em Novo Porto Canoa, José de Anchieta II, Jardim Carapina e Cidade Continental - Setor Ásia. Ao todo essas unidades de ensino vão abrir cerca de 800 vagas.

Também está em construção no município a EMEF Divinópolis, que vai abrir mais 1.200 vagas em três turnos.