Serra terá Semana de Conscientização do Autismo

Durante a data, serão realizadas ações para o esclarecimento sobre o que é autismo e a importância do acompanhamento por especialistas e do apoio familiar e comunitário 

Serra terá Semana de Conscientização do Autismo


Texto: Amanda Amaral - Foto: Amanda Amaral

Com o objetivo de chamar atenção da população sobre a importância do diagnóstico e tratamento do transtorno do espectro autista, a Prefeitura da Serra instituiu a “Semana de Conscientização do Autismo”, que ocorrerá anualmente sempre na primeira semana de abril. A iniciativa visa à mobilização das pessoas em prol da conscientização e inclusão social. 


Durante a data, serão realizadas ações para o esclarecimento sobre o que é autismo e a importância do acompanhamento por especialistas e do apoio familiar e comunitário. Serão promovidas atividades de integração em todos os níveis sociais, além de campanhas educativas para o entendimento do autismo e tratamento adequado.


Os eventos realizados devem promover a troca de experiências e informações, contando com a participação de psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, advogados, promotores de justiça, professores, entre outros profissionais que atuam na educação, formação e preservação da saúde e do direito da criança e do adolescente. 


Tratamento
Recentemente a Prefeitura da Serra inaugurou um novo Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS i, voltado para o público infantojuvenil (0 a 18 anos incompletos). 


Funcionando desde o dia 04 de julho em Morada de Laranjeiras, este é um dos locais da Serra onde as famílias com pessoas autistas irão encontrar ajuda e tratamento. 


O lugar atende pessoas com comprometimento psíquico além do autismo, como psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de drogas, e todos aqueles que, por sua condição, estão impossibilitados de estabelecer e manter laços  sociais.


Lá o atendimento é especializado, e pode ser feito individual ou em grupo com apoio de assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e médico. Os pacientes dispõem de salas de oficinas de arte, auditório, consultórios e refeitório. 


Para receber tratamento no CAPSI é necessário que a pessoa, seja ela criança ou adolescente, passe por uma avaliação na equipe de saúde mental da Unidade Regional de Saúde da Serra, mais perto da sua residência, para que,  caso necessário, haja encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil.  


As famílias da Serra que possuem autistas podem ainda recorrer também a instituições parceiras da Prefeitura da Serra para o tratamento do transtorno, entre elas a Pestalozi e a Apae-Serra.