Serra vai ganhar Bases Comunitárias Móveis para prevenir a criminalidade

Serra vai ganhar Bases Comunitárias Móveis para prevenir a criminalidade

Texto: Marcos Sacramento

O prefeito Audifax Barcelos assinou convênio com a Polícia Militar para implantação das “Bases Comunitárias Móveis” no município da Serra. As bases consistem em veículos do tipo Van, equipados com computadores para confecção de boletins de ocorrência e câmeras de videomonitoramento.

A Serra contará inicialmente com sete bases a partir de novembro, colocadas em bairros com maior vulnerabilidade social. A prefeitura ficará responsável por providenciar a sinalização de trânsito necessária para a permanência das bases, a instalação de pontos de energia e colaborar pela implementação do programa.

As bases têm como objetivo fortalecer a aproximação da PMES junto à sociedade, potencializar a visibilidade das ações policiais e contribuir para o aumento da sensação de segurança.

Segundo o secretário de Defesa Social, Jailson Miranda, as bases de segurança, assim como a criação de Conselhos Comunitários de Segurança, são metas do Programa Estadual de Segurança Cidadã e o maior objetivo é o fortalecimento do policiamento comunitário interativo na Serra.

O convênio foi apresentado e aprovado em reunião do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM) da Serra e torna-se mais uma ferramenta de promoção de ambientes seguros a se junta a outras ações desenvolvidas pela Prefeitura da Serra, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

“O maior desafio dos Integrantes do GGIM e Comunidade é manter resultados continuos da redução dos crimes, em especial crimes contra a vida, entre eles os homicídios que tiveram redução de 40% em relação a 2017 e 31% relativo a 2016. As bases serão fatores importantes para contribuir para que a redução continue ao longo do próximo ano”, ressalta Miranda.