Serra vira polo de formação em esporte e artes

A cerimônia de abertura da Caravana do Esporte e a Caravana das Artes acontece nesta segunda-feira, às 17h30, em Planalto Serrano

Serra vira polo de formação em esporte e artes


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Celia Santos/Caravana do Esporte

Estações de vôlei, basquete, slackline, tênis, futebol, ginástica, skate, além de tendas com atividades de música, dança, shows e cinema começam a ser realizadas na cidade da Serra nesta segunda-feira, dia 7. A cidade vai se tornar durante quatro dias de evento em um grande polo de formação em esporte e artes, para crianças, adolescentes e professores.

As programações começam na segunda, dia 7, e seguem até a próxima quinta-feira, dia 10. As atividades iniciarão, sempre, às 8 horas e estão previstas para encerrar às 21 horas. O evento será realizado em Planalto Serrano, porém, crianças e adolescentes de escolas de outros bairros também serão conduzidos por meio de transporte público até o local. A comunidade também é convidada a estar presente nos shows, com artistas e atletas.  

Para animar a garotada personagens da Disney, como Mickey e Pateta participarão das sessões de cinema. As medalhistas olímpicas, Ana Moser, do vôlei, Helen Luz, do basquete, também vão ensinar o público sobre suas habilidades.  

Da telinha, a jovem atriz Isabela Souza, a personagem Brida na série Juacas, do Disney Channel estará presenta na programação. As cantoras Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, o ator Josafá Filho, a contadora de histórias Alexandra Pericão e o percussionista Giba Conceição também fazem parte da equipe que estará na cidade da Serra.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação da Serra, Márcia Lamas, ressalta que projetos como esses são 100% apoiados pela Prefeitura da Serra, que se dedica para propagar valores humanos e uma educação de qualidade e inclusiva.

“Estamos felizes em receber essa megaestrutura que incentiva a compreensão e o reconhecimento do esporte, educação e da identidade cultural local. Além disso, esse evento na Serra vai proporcionar para as nossas crianças momentos de estímulo à criatividade, diversão, alegria, contato com grandes nomes do esporte e das artes e muitas outras experiências impactantes”, disse.

A subsecretária pedagógica da Sedu, Lêda Calente, lembrou que além das crianças ganharem uma nova experiência, os professores receberão formação e a comunidade vai vivenciar momentos incríveis de muita movimentação cultural e esportiva.


Segunda de congo e show

A cerimônia de abertura da Caravana do Esporte e a Caravana das Artes acontece nesta segunda-feira, às 17h30, em Planalto Serrano, contará com apresentação das bandas de congo da Serra, banda Estrelas dos Artistas, além de shows promovidos pelos artistas que compõe a caravana.

O evento é aberto a toda a comunidade e contará com a presença do prefeito da Serra Audifax Barcelos e da vice-prefeita e secretária municipal de Educação da Serra, Márcia Lamas, entre outras autoridades.

Alunos, professores e familiares também estão convidados a marcar presença. Atores, atletas e artistas também vão agitar a arena.

 

Serviço:
Evento: Caravana do Esporte e Caravana das Artes
Quando: 7 a 10 de agosto
Onde: Planalto Serrano
Realização: Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Unicef, canal ESPN, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga

 

07/08/2017– 2ª feira

- 17h30 – Abertura oficial (Tenda da Caravana das Artes, situada no Campo de Futebol, à Avenida Cachoeiro, s/n, Planalto Serrano, Bloco A).

08/08/2017 – 3ª feira

8 às 11h – Atividades esportivas e artísticas, e Cinema Disney com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental.
8 às 11h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 1)
8 às 11h30- Formação de professores: Viva com Arte (Turma 1)
8 às 11h – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão.
14 às 17h – Atividades esportivas e artísticas, e Cinema Disney com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
14 às 17h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 2)
14 às 17h30 – Formação de professores: Viva com Arte (Turma 2)
14 às 17h – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão.
19h30 – Cinema Caravanagratuito e aberto para a comunidade.

     

09/08/2017 – 4ª feira

8 às 11h – Atividades esportivas e artísticas, e Cinema Disney Caravana com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
8 às 11h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 1)
8 às 11h30 - Formação de professores: Viva com Arte (Turma 1)
8 às 11h – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão.
10h - Doação de uma quadra de fitas demarcatórias e 2 mini gols a uma escola participante, com Ana Moser.  Local: Arena Caravana.

14h às 17h – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental, na Arena Caravana.

14h às 17h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 2)
14h às 17h30 – Formação de professores: Viva com Arte (Turma 2)
14h às 17h – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias, Alexandra Pericão.

20h  – Sarau: Show da Caravana: gratuito e aberto para a comunidade

 

10/08/2017 – 5ª feira

8h às 11h – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com  os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
8h às 11h30 – Formação de  professores: Esporte Educacional (Turma 1)
8h às 11h30 - Formação de professores:  Viva com Arte (Turma 1)
8h às 11h  – Oficina  Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão
9h às 12h – Mostra Saberes da Terra: exposição de artesanato local e roda de conversa sobre “Mulheres artesãs e empreendedorismo feminino”. (Programação gratuita e aberta a comunidade)
14h às 17h – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
14h às 17h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 2)
14h às 17h30 – Formação de professores: Viva com Arte (Turma 2)
14h às 17h – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão
17h30 – Cerimônia de Diplomação dos professores e jovens das formações.
19h30 – Cinema Caravana – gratuito e aberto para a comunidade

 

Serviço:

*Arena Caravana: situada no Campo de Futebol da Avenida Cachoeiro, s/n, Bairro Planalto Serrano/Bloco A.

*Espaço das formações de professores: EMEF Ismênio de Almeida Vidigal, ao lado da Arena Caravana, situada na Avenida Cachoeiro, 1, Planalto Serrano, Serra.

*Espaço da Oficina Jovens Autores: EMEF João Paulo II, situada na Rua Jerônimo Monteiro, 260, Jardim Carapina, Serra.