Servidores da Saúde Mental da Serra participam de Seminário

Um dos temas a ser debatido é a internação compulsória

Servidores da Saúde Mental da Serra participam de Seminário

Nesta quinta-feira (25), profissionais da Secretaria de Saúde da Serra vão participar do Seminário "Diálogos Intersetoriais Justiça e Saúde Mental: Atenção Integral e Garantia de Direitos", no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas. O público-alvo do seminário são os profissionais do Ministério Público, da Defensoria Pública, de Conselhos de Direito, das redes de saúde e de assistência social, da educação, usuários e familiares.

O evento busca promover debates sobre a importância da implantação dos dispositivos de cuidado da Rede de Atenção Psicossocial na oferta de tratamento em Saúde Mental, mais especificamente álcool e outras drogas, com atendimento efetivo e integral á família e ao indivíduo.

O Fórum Metropolitano sobre Drogas propôs a realização do seminário devido ao alto número de internações compulsórias no Estado, em decorrência do alto índice de uso de álcool e drogas.

Internação compulsória

Internamento compulsório é a prática de utilizar meios ou formas legais para internar uma pessoa em hospital mental, asilo psiquiátrico ou enfermaria, contra a sua vontade ou sob os seus protestos. A internação compulsória é prevista também quando já se esgotaram todos os outros recursos de intervenção.

Serviço:

Data: 25/06/2015
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Vitória

Programação:

8h - Credenciamento.
9h - Abertura.
Composição da mesa de abertura: TJ/MP/Defensoria Pública/Coordenação Estadual de Saúde Mental/ Representante do Fórum Metropolitano/Representante de Usuários.
9h30 - Narrativas de uma vida.
9h40 - Conferência: “Diálogos Intersetoriais Justiça e Saúde Mental: Atenção Integral e Garantia de Direitos”.
Coordenador: Anelise Gorza.
Palestrante: Décio de Castro Alves – Psicólogo- Consultor SENAD/MJ e Ministério da Saúde.
10h40 - Debate.
12h - Almoço.
13h30 - Apresentação Cultural - CAPS ad Laranjeiras e CAPS Mestre Álvaro.
14h - Mesa redonda: Interface Justiça e Saúde Mental: Integrando Ações de Cuidado.
Integrantes da mesa: Representante do Ministério Público/ Representante do Judiciário/ Coordenação Estadual de Saúde Mental/ Representante da Defensoria Pública e Representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos.
Debatedor: Representante do Fórum.
15h30 - Debate.
17h - Encerramento.