Secretaria de Saúde faz capacitação em curativos especiais

No total, 200 profissionais já foram qualificados e mais 100 farão o curso na quinta (13)

Secretaria de Saúde faz capacitação em curativos especiais

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Visando a capacitação do quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem do município, a Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar nesta quinta-feira (13), o curso de capacitação em curativos especiais para mais duas turmas de 50 profissionais cada. O evento será na Unidade Regional de Boa Vista, no período da manhã e à tarde.

O curso terá palestras com integrantes da Comissão de Curativos Especiais da Secretaria de Saúde, composta por enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. Também será discutido o Protocolo Municipal de Curativos implantado no município.

A capacitação visa mostrar aos profissionais da saúde a necessidade de uma constante atualização nesta área e traz tópicos como: revisão da anatomia e fisiologia da pele; processo de cicatrização; ferida e suas fases de cicatrização; tipos de feridas; escolha do curativo ideal para tratamento das feridas; entre outros temas.

Um dos pontos importantes do evento é a anatomia das feridas de pacientes portadores de diabetes. A ulceração no pé é uma das complicações no paciente diabético. As complicações mais graves, como infecções, gangrena ou amputação podem ser evitadas com tratamento adequado.

No mês de abril, quatro turmas fizeram o curso, totalizando 200 profissionais já qualificados. Com as novas turmas, serão 300 capacitados.