Sine ajuda morador a preparar currículo e perder medo e timidez de entrevistas

A orientação profissional é dada a todos os interessados. Para participar, é preciso fazer a inscrição pessoalmente no Sine, no Pró-Cidadão, ou pelo telefone 3252-7406.

Sine ajuda morador a preparar currículo e perder medo e timidez de entrevistas


Texto: Samantha Dias

O primeiro passo para a busca por um emprego é elaborar um bom currículo. O segundo, para conquistar, definitivamente, a carteira de trabalho assinada, é se dar bem na entrevista de emprego e conquistar o recrutador. Mas, por medo, timidez ou desconhecimento, muitos profissionais acabam perdendo excelentes oportunidades.

Para auxiliar esse público, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra (Seter) dá dicas preciosas aos trabalhadores que serão encaminhados aos processos de seleção. São dicas de quais informações colocar no currículo, a melhor forma de descrever habilidades e experiências, como se preparar para participar de entrevistas e dinâmicas em grupo, incluindo a escolha da roupa mais apropriada, cuidados com a linguagem verbal e não verbal, quais as melhores respostas para dar ao recrutador, entre outras coisas. 

Dessa forma, a Seter dá todo o suporte para que o profissional consiga garantir a vaga de emprego. A secretária de Trabalho, Aline Oliveira, afirmou que a experiência da Secretaria de Trabalho mostra que o comportamento inapropriado pode reprovar mesmo os candidatos que têm formação ou experiência na área.

“Nós vamos além do encaminhamento do trabalhador à entrevista para uma vaga na qual ele se encaixe. Porque, às vezes, ele tem formação naquela área, mas fica nervoso ou tem dúvidas de como se comportar na entrevista, como apresentar seu currículo, o que pode comprometer sua contratação”, comentou Aline

A orientação profissional é dada a todos os interessados. Para participar, é preciso fazer a inscrição pessoalmente no Sine, no Pró-Cidadão, ou pelo telefone 3252-7406. A orientação acontece às terças e quintas, de 9 às 11 horas.

De forma completa, a orientação também trata de temas como relacionamento com colegas de trabalho, ética, direitos trabalhistas, estímulo à elevação de escolaridade, entre outras coisas.